Andei lendo alguns livros com a intenção de melhorar minha habilidade na escrita sobre gastronomia e encontrei umas instruções bem interessantes sobre como escrever receitas. Traduzi, juntei com algumas observações minhas, estou postando abaixo e tenho exercitado as dicas no Aromas e Sabores!
Vamos deixar nossas receitas mais claras e melhores?!
Vamos deixar nossas receitas mais claras e melhores?!
Dicas gerais
1. Seja confiável e escreva a receita com exatidão, não esconda o jogo. Qual a vantagem de escrever uma receita se quem lê não consegue fazer?
2. Seja consistente e escreva suas receitas sempre da mesma maneira, com um padrão - isso vai facilitar a vida dos leitores que seguem seu blog.
3. A maioria do público de blogs de culinária são pessoas leigas que desconhecem termos técnicos como mise-en-place ou julienne (pré-preparo, forma de corte em palito). Então se você utilizar algum termo difícil ou em outro idioma ofereça a tradução na postagem ou linke para um glossário.
4. Confira todas as receitas para que não falte nenhum ingrediente. É comum até em livros encontrar receitas com um ingrediente no modo de preparo que não aparece na lista dos ingredientes ou vice-versa. Isso irrita e confunde o leitor!
5. Caso sua receita tenha ingredientes de difícil obtenção como ingredientes regionais, importados ou muito caros sugira uma possível substituição.
6. Formato da receita: uma pequisa americana mostra que a preferência é por receitas escritas de forma a listar os ingredientes primeiro e colocar o modo de preparo depois. Ou seja, receitas escritas de forma bem tradicional.
7. Indique os utensílios e equipamentos necessários e seus tamanhos, se possível. Isso vale principalmente para confeitaria. Nada pior do que parte da massa do bolo ficar de fora e você não ter onde assar!
Lista de ingredientes
8. Ao fazer a lista dos ingredientes coloque-os em ordem sequencial de utilização na receita. Isso facilita o leitor e também fica mais fácil para você na hora de conferir se a receita está correta. Você pode, se quiser colocar o ingrediente principal (normalmente uma proteína) primeiro.
9. Medidas - tente dar medidas padrão de xícaras, colheres, etc. Ou indique, por exemplo, se é uma colher rasa ou cheia.
10. Ao colocar um "pacote de alguma coisa" especifique a medida da embalagem. Pessoas que moram no exterior vão ter dificuldades de entender e dependendo da marca escolhida a medida pode variar.
11. Especifique o ingrediente de forma clara e detalhada. Exemplo: manteiga sem sal, leite desnatado, etc.
12. Cuidado com nomes regionais, procure dar também seu sinônimo. Um exemplo é a batata baroa chamada no restante do país de mandioquinha, batata amarela, etc.
13. Lista de ingredientes não deve ter ponto final
14. A lista de ingredientes pode ser escrita com letra maiúscula ou minúscula (com exceção de nomes próprios), escolha o estilo que preferir e escreva sempre da mesma forma.
15. "a gosto" não tem crase porque gosto é uma palavra masculina
16. Especifique na lista como os ingredientes devem estar ao entrar na receita. Ex. Manteiga em temperatura ambiente, lata de milho escorrido, bacalhau dessalgado, tomate sem sementes, etc.
Eu gosto de colocar na receita o ingrediente já cortado - ex: uma cenoura em cubinhos, duas cebolas picadinhas, etc. Isso faz com que a receita fique menor.
17. Cuidado com as abreviações. CC e CS (colher de chá e colher de sopa) ou ainda C e c (c em caixa alta para colher de sopa e c em caixa baixa para colher de chá) podem causar confusão.
O L de litro pode parece o número 1 dependendo da fonte usada. q.b. (quanto baste) não é uma abreviação tão conhecida, eu prefiro usar a gosto, que fica claro para todos.
Para não deixar dúvidas eu tenho ultimamente tentado escrever a palavra completa: xícara, colher de sopa, etc.
Modo de preparo
18. Para facilitar a visualização dê uma espaço entre cada parágrafo no modo de preparo ou se quiser numere as instruções.
19. Se a receita tiver várias partes na preparação como uma empada por exemplo, que tem massa e recheio, divida a receita em duas ou quantas partes houver.
Exemplo: liste separadamente os ingredientes para a massa e os ingredientes para o recheio. Para ficar mais claro o modo de fazer da massa e o do recheio também devem estar separados.
20. Seja conciso, quanto menor a receita melhor, mas não deixe nada de fora e ofereça instruções detalhadas de forma simples, para que todos entendam. divida as frases, se necessário.
21. Indique o tempo de forno ou cozimento com alguma dica para que o leitor saiba que está pronto. O exemplo clássico é o do bolo: "asse por X minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo".
22. Indique a temperatura do forno em graus ou baixo, médio, alto e do fogo. Especifique se você usa farenheit ou celsius - lembre-se que estrangeiros também visitam seu blog! Especifique a potência do micro-ondas.
23. Ao se referir a alguma técnica mais complicada que não seja explicada na receita linke para outra postagem que a explique bem ou adicione uma nota ao final da receita.
24. Ao escrever as instruções escolha entre o imperativo "faça, dissolva, cozinhe" e o infinitivo "fazer, dissolver, cozinhar" e siga o estilo sempre. Eu prefiro usar a primeira opção.
Para oferecer algo mais - quer que seu leitor fique ainda mais satisfeito? Veja mais dicas abaixo.
- Dê ao leitor duas opções de medidas para o mesmo ingrediente - por exemplo xícara e gramas.
- Inclua o rendimento em porções ou quantidade total - exemplos: para duas pessoas; rende um litro (para sopas, molhos, etc.); rende um refratário com capacidade para 3 litros, etc.
- Especifique o tempo total de preparo.
- Inclua as informações nutricionais.
Fonte usada
The Recipe Writers Handbook
Muito obrigada pelas dicas, são sempre muito bem vindas:)
ResponderExcluirUm beijinho.
cozinhadaduxa
Dicas muuuito uteis. Ja mandei pra cuca.
ResponderExcluirParabens pelo post. Abração!
De nada! Obrigada a vocês pela visita!
ResponderExcluirbjs
Ótimo post, Andréa! É muito bom encontrar aqui (na net) pessoas preocupadas com as questões de escrita que você nele levantou, sobretudo porque estão relacionadas a um contexto específico, que depende da qualidade da escrita para cumprir sua função. Parabéns! :)
ResponderExcluirgostei das dicas, algumas já usava por intuição,mas outras totalmente nova, todas muito boas.
ResponderExcluirobrigada!
OI bom dia! Como faço para mandar uma receita em vídeo pra divulgar, é uma de sucos medicinais, para os rins. De fato muito boa vi hoje no youtube e até mesmos alguns amigos já tinham me indicado. Obrigado!
ResponderExcluirCaio,
ResponderExcluirAqui no Blogs de Culinária só divulgo links para sites ou blogs. Já tentou o Foodtube.com?
boa sorte!
nuito boas dicas...Parabens e obrigado pelo blog!!!
ResponderExcluirAndréa gostei de mais da tuas dicas de como escrever uma rceita.Ainda bem que as minhas estão dentro do padrão.Beijos
ResponderExcluirCupcake e Vera,
ResponderExcluirQue bom gostaram!
bjs
Andrea,
ResponderExcluirSigo a maioria desses itens, mas é sempre bom ficar atenta aos detalhes que para uns são bem conhecidos e não o são para outros.
Uma coisa que considero chatinha e desnecessária é receita de blog brasileiro escrito com medidas em inglês, como tsp.
Bjs.
Seu blog é realmente muito instrutivo! Adoro vir aqui e aprender!!! Beijos
ResponderExcluirObrigada Tamy!
ResponderExcluirbjs
Excelente blog. Depois da uma passadinha no meu e diz o que achou.
ResponderExcluirValeu pela dica!! :)
ResponderExcluirADOREI O SEU BLOG! BEIJOS
ResponderExcluirMuito bom Andreia, eu ainda esqueco de especificar rendimento e tempo, Vou ver se incluo na próxima receita
ResponderExcluirMinha primeira vez por aqui, e estou amando. Deixo meu convite para conhecer o meu blog, se gostar me siga tambem que ficarei honrada.
ResponderExcluirAle
Boa noite, estou fazendo um Plano de Negócio ligado à gastronomia e gostaria muito que você respondesse à esta pesquisa. Não tomará mais do que 5 minutos.
ResponderExcluirMuito obrigado!
https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dEtPYnViS25NTGd3c3c2emFYU0sycUE6MQ
Ótimas dicas.
ResponderExcluirAndrea, obrigada pelas dicas! Estou tentando de tudo antes de enterrar o meu blog. Acho que nao tenho leitores suficientes ou fieis...
ResponderExcluirGostaria de tirar uma duvida, se possivel. Por exemplo, quando testamos uma receita de outro blog, o mais correto seria linkar da onde retiramos a receita ou copiar a receita e citar o blog como fonte.
Bjs.e obrigada pelas dicas
já estou seguindo seu blog e gostaria de lhe convidar para segui o nosso blog e compartilharmos juntos a informaçao!
ResponderExcluirAdorei ler este artigo. Muito útil.
ResponderExcluirObrigada.
Beijinho
Atitude Zen
Adorei as dicas! Vou tentar seguir tudinho para ter um blog mais organizado.
ResponderExcluirBeijão Andrea.
Muito valiosa essas dicas!
ResponderExcluirpraticamente uma receita, para fazer receitas..
hehehehe
seguindo certinho, acho que posso avaliar algumas receitas (como por exemplo receita de natal, que o pessoal escreve correndo) que encontro e escreve-las de forma melhor.
Obrigado!
Olha, sou cozinheira e gosto de tudo que se refere a culinaria o seu blogue e muito bom!!!ROSE FERNANDES
ResponderExcluirObrigada Rose!! Fico feliz que tenha gostado!
Excluirbjs
Adorei, suas dicas até mesmo porque sou novata, nada melhor que começar com um pé certo na escrita!!!!!, adorei as dicas e vou revisar melhor minhas receitas a questão de enquadra-las em um padrão.
ResponderExcluirParabéns!!
Que bom gostou Andreia!
Excluirbjs e muito sucesso com seu blog
Gostei,suas dicas me ajudarão bastante, estou iniciando um blog,na verdade estou fazendo uma homenagem a minha mãe que cozinhava muito bem,estou publicando seu caderno de receitas mas sou nova nessa aréa, e estou gostando muito de suas dicas.
ResponderExcluirQue bom gostou Charlene! Boa sorte com o novo blog.
Excluirbjs
Otimas Dicas.. Parabéns. Espero escrever com todas elas na cabeça agora.
ResponderExcluirOlá Andréa!
ResponderExcluirComecei há pouco tempo o meu blog e tirei várias dicas super válidas do seu blog, obrigada pela riqueza de detalhes e sugestões. Me ajudaram e ainda me ajudam bastante!
grande beijo