quarta-feira

Como escrever bem uma receita culinária

Andei lendo alguns livros com a intenção de melhorar minha habilidade na escrita sobre gastronomia e encontrei umas instruções bem interessantes sobre como escrever receitas. Traduzi, juntei com algumas observações minhas, estou postando abaixo e tenho exercitado as dicas no Aromas e Sabores!

Vamos deixar nossas receitas mais claras e melhores?!


Dicas gerais

1. Seja confiável e escreva a receita com exatidão, não esconda o jogo. Qual a vantagem de escrever uma receita se quem lê não consegue fazer?

2. Seja consistente e escreva suas receitas sempre da mesma maneira, com um padrão - isso vai facilitar a vida dos leitores que seguem seu blog.

3. A maioria do público de blogs de culinária são pessoas leigas que desconhecem termos técnicos como mise-en-place ou julienne (pré-preparo, forma de corte em palito). Então se você utilizar algum termo difícil ou em outro idioma ofereça a tradução na postagem ou linke para um glossário.

4. Confira todas as receitas para que não falte nenhum ingrediente. É comum até em livros encontrar receitas com um ingrediente no modo de preparo que não aparece na lista dos ingredientes ou vice-versa. Isso irrita e confunde o leitor!

5. Caso sua receita tenha ingredientes de difícil obtenção como ingredientes regionais, importados ou muito caros sugira uma possível substituição.

6. Formato da receita: uma pequisa americana mostra que a preferência é por receitas escritas de forma a listar os ingredientes primeiro e colocar o modo de preparo depois. Ou seja, receitas escritas de forma bem tradicional.

7. Indique os utensílios e equipamentos necessários e seus tamanhos, se possível. Isso vale principalmente para confeitaria. Nada pior do que parte da massa do bolo ficar de fora e você não ter onde assar!


Lista de ingredientes

8. Ao fazer a lista dos ingredientes coloque-os em ordem sequencial de utilização na receita. Isso facilita o leitor e também fica mais fácil para você na hora de conferir se a receita está correta. Você pode, se quiser colocar o ingrediente principal (normalmente uma proteína) primeiro.

9. Medidas - tente dar medidas padrão de xícaras, colheres, etc. Ou indique, por exemplo, se é uma colher rasa ou cheia.

10. Ao colocar um "pacote de alguma coisa" especifique a medida da embalagem. Pessoas que moram no exterior vão ter dificuldades de entender e dependendo da marca escolhida a medida pode variar.

11. Especifique o ingrediente de forma clara e detalhada. Exemplo: manteiga sem sal, leite desnatado, etc.

12. Cuidado com nomes regionais, procure dar também seu sinônimo. Um exemplo é a batata baroa chamada no restante do país de mandioquinha, batata amarela, etc.

13. Lista de ingredientes não deve ter ponto final

14. A lista de ingredientes pode ser escrita com letra maiúscula ou minúscula (com exceção de nomes próprios), escolha o estilo que preferir e escreva sempre da mesma forma.

15. "a gosto" não tem crase porque gosto é uma palavra masculina

16. Especifique na lista como os ingredientes devem estar ao entrar na receita. Ex. Manteiga em temperatura ambiente, lata de milho escorrido, bacalhau dessalgado, tomate sem sementes, etc.

Eu gosto de colocar na receita o ingrediente já cortado - ex: uma cenoura em cubinhos, duas cebolas picadinhas, etc. Isso faz com que a receita fique menor.

17. Cuidado com as abreviações. CC e CS (colher de chá e colher de sopa) ou ainda C e c (c em caixa alta para colher de sopa e c em caixa baixa para colher de chá) podem causar confusão.

O L de litro pode parece o número 1 dependendo da fonte usada. q.b. (quanto baste) não é uma abreviação tão conhecida, eu prefiro usar a gosto, que fica claro para todos.

Para não deixar dúvidas eu tenho ultimamente tentado escrever a palavra completa: xícara, colher de sopa, etc.


Modo de preparo

18. Para facilitar a visualização dê uma espaço entre cada parágrafo no modo de preparo ou se quiser numere as instruções.

19. Se a receita tiver várias partes na preparação como uma empada por exemplo, que tem massa e recheio, divida a receita em duas ou quantas partes houver.

Exemplo: liste separadamente os ingredientes para a massa e os ingredientes para o recheio. Para ficar mais claro o modo de fazer da massa e o do recheio também devem estar separados.

20. Seja conciso, quanto menor a receita melhor, mas não deixe nada de fora e ofereça instruções detalhadas de forma simples, para que todos entendam. divida as frases, se necessário.

21. Indique o tempo de forno ou cozimento com alguma dica para que o leitor saiba que está pronto. O exemplo clássico é o do bolo: "asse por X minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo".

22. Indique a temperatura do forno em graus ou baixo, médio, alto e do fogo. Especifique se você usa farenheit ou celsius - lembre-se que estrangeiros também visitam seu blog! Especifique a potência do micro-ondas.

23. Ao se referir a alguma técnica mais complicada que não seja explicada na receita linke para outra postagem que a explique bem ou adicione uma nota ao final da receita.

24. Ao escrever as instruções escolha entre o imperativo "faça, dissolva, cozinhe" e o infinitivo "fazer, dissolver, cozinhar" e siga o estilo sempre. Eu prefiro usar a primeira opção.


Para oferecer algo mais - quer que seu leitor fique ainda mais satisfeito? Veja mais dicas abaixo.

  • Dê ao leitor duas opções de medidas para o mesmo ingrediente - por exemplo xícara e gramas.
  • Inclua o rendimento em porções ou quantidade total - exemplos: para duas pessoas; rende um litro (para sopas, molhos, etc.); rende um refratário com capacidade para 3 litros, etc.
  • Especifique o tempo total de preparo.
  • Inclua as informações nutricionais.

Fonte usada

The Recipe Writers Handbook

33 comentários:

  1. Muito obrigada pelas dicas, são sempre muito bem vindas:)
    Um beijinho.
    cozinhadaduxa

    ResponderExcluir
  2. Dicas muuuito uteis. Ja mandei pra cuca.

    Parabens pelo post. Abração!

    ResponderExcluir
  3. De nada! Obrigada a vocês pela visita!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post, Andréa! É muito bom encontrar aqui (na net) pessoas preocupadas com as questões de escrita que você nele levantou, sobretudo porque estão relacionadas a um contexto específico, que depende da qualidade da escrita para cumprir sua função. Parabéns! :)

    ResponderExcluir
  5. gostei das dicas, algumas já usava por intuição,mas outras totalmente nova, todas muito boas.
    obrigada!

    ResponderExcluir
  6. OI bom dia! Como faço para mandar uma receita em vídeo pra divulgar, é uma de sucos medicinais, para os rins. De fato muito boa vi hoje no youtube e até mesmos alguns amigos já tinham me indicado. Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Caio,
    Aqui no Blogs de Culinária só divulgo links para sites ou blogs. Já tentou o Foodtube.com?
    boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. nuito boas dicas...Parabens e obrigado pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  9. Andréa gostei de mais da tuas dicas de como escrever uma rceita.Ainda bem que as minhas estão dentro do padrão.Beijos

    ResponderExcluir
  10. Andrea,
    Sigo a maioria desses itens, mas é sempre bom ficar atenta aos detalhes que para uns são bem conhecidos e não o são para outros.
    Uma coisa que considero chatinha e desnecessária é receita de blog brasileiro escrito com medidas em inglês, como tsp.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Seu blog é realmente muito instrutivo! Adoro vir aqui e aprender!!! Beijos

    ResponderExcluir
  12. Excelente blog. Depois da uma passadinha no meu e diz o que achou.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom Andreia, eu ainda esqueco de especificar rendimento e tempo, Vou ver se incluo na próxima receita

    ResponderExcluir
  14. Minha primeira vez por aqui, e estou amando. Deixo meu convite para conhecer o meu blog, se gostar me siga tambem que ficarei honrada.
    Ale

    ResponderExcluir
  15. Boa noite, estou fazendo um Plano de Negócio ligado à gastronomia e gostaria muito que você respondesse à esta pesquisa. Não tomará mais do que 5 minutos.

    Muito obrigado!

    https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dEtPYnViS25NTGd3c3c2emFYU0sycUE6MQ

    ResponderExcluir
  16. Andrea, obrigada pelas dicas! Estou tentando de tudo antes de enterrar o meu blog. Acho que nao tenho leitores suficientes ou fieis...
    Gostaria de tirar uma duvida, se possivel. Por exemplo, quando testamos uma receita de outro blog, o mais correto seria linkar da onde retiramos a receita ou copiar a receita e citar o blog como fonte.
    Bjs.e obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  17. já estou seguindo seu blog e gostaria de lhe convidar para segui o nosso blog e compartilharmos juntos a informaçao!

    ResponderExcluir
  18. Adorei ler este artigo. Muito útil.
    Obrigada.
    Beijinho
    Atitude Zen

    ResponderExcluir
  19. Adorei as dicas! Vou tentar seguir tudinho para ter um blog mais organizado.

    Beijão Andrea.

    ResponderExcluir
  20. Muito valiosa essas dicas!
    praticamente uma receita, para fazer receitas..
    hehehehe

    seguindo certinho, acho que posso avaliar algumas receitas (como por exemplo receita de natal, que o pessoal escreve correndo) que encontro e escreve-las de forma melhor.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  21. Olha, sou cozinheira e gosto de tudo que se refere a culinaria o seu blogue e muito bom!!!ROSE FERNANDES

    ResponderExcluir
  22. Adorei, suas dicas até mesmo porque sou novata, nada melhor que começar com um pé certo na escrita!!!!!, adorei as dicas e vou revisar melhor minhas receitas a questão de enquadra-las em um padrão.

    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  23. Gostei,suas dicas me ajudarão bastante, estou iniciando um blog,na verdade estou fazendo uma homenagem a minha mãe que cozinhava muito bem,estou publicando seu caderno de receitas mas sou nova nessa aréa, e estou gostando muito de suas dicas.

    ResponderExcluir
  24. Otimas Dicas.. Parabéns. Espero escrever com todas elas na cabeça agora.

    ResponderExcluir
  25. Olá Andréa!
    Comecei há pouco tempo o meu blog e tirei várias dicas super válidas do seu blog, obrigada pela riqueza de detalhes e sugestões. Me ajudaram e ainda me ajudam bastante!

    grande beijo

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em receber comentários!! Mas não publico aqueles escritos somente para divulgar seu blog, site ou produto. Antes de enviar sua dúvida por favor leia o FAQ do blog.
Caso sua dúvida não esteja relacionada com a postagem acima não seria melhor enviar um e-mail?