FAQ

Respondi aqui algumas perguntas feitas com frequência pelos leitores para facilitar nossa comunicação e para otimizar meu tempo que anda curto! Caso sua pergunta não tenha sido respondida fique à vontade para enviar um e-mail que responderei assim que possível.

Sobre blogs e cadastro

1. Quero cadastrar meu blog, como faço?

O pedido deve ser feito por e-mail. Por favor leia as instruções e requisitos de cadastro antes de enviar sua solicitação. Blogs que não atendem os requisitos não serão cadsatrados, sem exceções.

2. Por que você não cadastra blogs muito novos e com poucas postagens?

Primeiro motivo - muita gente desiste antes de três meses, sei que essa não é sua intenção!
Segundo motivo - quero conhecer melhor seu blog e qual sua proposta
Terceiro motivo - para que o leitor goste e seja um leitor de seu blog ele também precisa saber um pouco mais sobre ele, com pouco tempo e poucas postagens ele te visita uma vez mas provavelmente não vai voltar.

3. Por que alguns blogs cadastrados no Blogs de Culinária não preenchem todos os requisitos?

Provavelmente são cadastros antigos que eu ainda vou rever, ainda não tive tempo de visitar todos e analisar se estão de acordo com as novas regras para cadastro. Como eu disse tenho ficado mais exigente, minha intenção é linkar blogs com bastante qualidade, com receitas e textos próprios e que sejam éticos.

4. Estou iniciando um blog, você pode me dar alumas dicas?

Com prazer, mas por favor primeiro leia com atenção as dicas que foram publicadas aqui antes de me passar um e-mail. A maioria das observações que posso fazer sobre seu blog estão relacionadas com as dicas que já escrevi.

5. Meu blog é de receitas. Publico no blog as receitas que encontro na internet sem testar, uso fotos e textos dos outros mas sempre com créditos. Posso me cadastrar?

Sinto muito mas não! Não tenho a intenção de divulgar blogs cujo conteúdo não é original. Um blog não é um caderno de receitas onde você recorta e cola o que gosta. Um blog deve ser pessoal, um local onde você expressa sua opinião e publica seus textos, suas fotos, receitas que você fez, etc. Qual o objetivo de ter um blog somente para publicar material alheio?

6. Posso ser cadastrado em várias categorias?

Uma categoria somente por blog. Blogs com menos de 1 ano serão cadastrado primeiro em Blogs de Gastronomia Novos, com o tempo serão transferidos.

7. Meu blog tem propaganda. Posso ser cadastrado?

Claro que pode! Todos queremos ganhar dinheiro e propaganda em blogs é normal e benvinda. O que eu não gosto de ver são aqueles blogs cujo conteúdo muito fraco está encondido atrás de propaganda em excesso...

8. Como faço para conseguir parcerias com empresas para meu blog para receber produtos para sorteios, etc.?

Com o tempo e a popularidade de seu blog as empresas começam a lhe procurar. Se você não quer esperar entre em contato com estabelecimentos de sua cidade e ofereça a parceria. Ou procure algum amigo que tenha uma loja, dê cursos de gastronomia ou venda/produza algum produto. Quando a empresa/produto é novo no mercado você tem mais chances de conseguir porque ele está precisando de divulgação.
Você também pode passar um e-mail para as empresas que costumam fazer parcerias com muitos blogs(como Mococa, Tirolez, etc), mas não implore e analise bem as condições das parcerias e se aquele produto tem a ver com o conteúdo de seu blog. Não se venda por pouco!

Sobre faculdade e cursos de Gastronomia

1. O que é melhor fazer, um curso intensivo/técnico ou uma faculdade de Gastronomia?

Gente, eu não posso escolher por vocês! Cada caso é único e depende de sua situação financeira, seus objetivos, necessidades, etc. Vamos ver algumas vantagens de cada curso?
A faculdade é mais abrangente e lhe dá mais ferramentas para trabalhar em outras áreas além de uma cozinha, como em gestão, consultoria, aulas. Um diploma de curso superior no Brasil é sempre visto com bons olhos e além disso lhe permite fazer pós-graduação e prestar concurso.
O curso técnico tem duração mais curta possibilitando a sua inserção no mercado de trabalho mais rapidamente e geralmente é mais barato.
Em relação à qualidade cabe a você analisar a instituição de ensino. Há cursos técnicos muito bons e faculdades nem tanto.


2. Como escolho uma faculdade de Gastronomia?

Essa pergunta foi transformada em uma postagem. Veja aqui.


3. Tenho dúvidas sobre fazer ou não uma faculdade.

Essa pergunta também virou uma postagem, veja aqui.


4. Quanto custa uma faculdade de Gastronomia? 

Para saber valores você deve entrar no site das faculdades de sua cidade/região ou ligar para perguntar. Os valores variam muito de cidade para cidade e de instituição para instituição e aumentam a cada ano! Aqui no Rio vão desde uns R$700,00 até quase R$ 2.000,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz em receber comentários!! Mas não publico aqueles escritos somente para divulgar seu blog, site ou produto. Antes de enviar sua dúvida por favor leia o FAQ do blog.
Caso sua dúvida não esteja relacionada com a postagem acima não seria melhor enviar um e-mail?