domingo

Dicas para escolher uma faculdade de Gastronomia

Quando ingressei no curso de Gastronomia só existia uma faculdade em minha cidade por isso não tive dúvidas ao escolher! Mas hoje em dia nos grandes centros são várias opções. Qual fazer?

Veja abaixo algumas dicas para lhe ajudar a selecionar um curso de gastronomia de nível superior. O texto foi baseado em um comentário deixado no blog por Vevé Bragança, professor e consultor e incluí observações minhas, é claro!


1. Selecione as faculdades em sua cidade ou as acessíveis para você. Veja uma lista das instituições de ensino que oferecem o curso de gastronomia no Brasil aqui.

2. Visite o site de cada instituição selecionada e verifique qual a categoria do curso, se tecnológico ou bacharelado e sua duração. O bacharelado tem duração aproximada de 4 anos e tem currículo mais abrangente, o tecnólogo tem duração de cerca de 2 anos/dois anos e meio e é mais técnico como o nome diz. Ambos os diplomas permitem ao aluno fazer pós-graduação.

3. Verifique no site do MEC qual a situação da faculdade e do curso, se é credenciada, se o curso é reconhecido ou não.

4. Faça uma visita a cada instituição para conhecer as instalações e verifique a estrutura das aulas práticas e teóricas (salas de aulas, biblioteca e laboratórios). O laborátório/cozinha deve ser bem equipado, limpo, bem conservado e espaçoso, pergunte quantos alunos são permitidos em cada bancada. De modo geral as aulas práticas são em grupo(eu estudei em grupo de 4), quanto menor o grupo melhor para o aluno que terá mais oportunidade de praticar.

5. Se possível visite a escola em horário de aula e converse com os alunos. Se for permitido assista uma aula ou parte dela como ouvinte.

6. Peça para falar com o coordenador e peça informações sobre a matriz curricular, verifique a carga horária prática e teórica de cada disciplina e quais competências o curso se propõe a desenvolver. Em alguns casos esse informação está no site.

7. Assegure-se que todos os insumos utilizados nas aulas práticas estão inclusos na mensalidade do curso.

8. Pergunte sobre a lista de uniforme e material obrigatório que o aluno deverá adquirir. E se informe também sobre o material didático usado no curso como livros e apostilas. Pesquise os valores dos mesmos.

9. Verifique o currículo do coordenador e dos professores, suas trajetórias profissionais, suas experiências como professor e suas participações no mercado de trabalho. Caso essa informação não esteja disponível "dê um google" neles.

10. Caso você tenha preferência por alguma área dentro da Gastronomia verifique quantas disciplinas dessa área são oferecidas no curso escolhido. Por exemplo, se você é apaixonado por confeitaria escolha uma faculdade que ofereça uma boa carga horária dessa matéria e com professor bem qualificado. Outro exemplo: caso você tenha a intenção de ser um gestor ou ter seu próprio negócio o curso escolhido deve oferecer aulas de marketing, administração, etc.

11. Verifique o valor da mensalidade. O curso de Gastronomia não é barato e muitas vezes a diferença entre as instituições não é muito grande, vale a pena pagar um pouco mais por um estudo de melhor qualidade. Mas tenha certeza de que poderá arcar com todas as despesas do curso incluindo o material, livros, apostilas, passagem, ingredientes para treino em casa, etc.

12. Caso você não tenha condições de pagar exitem as faculdades públicas, mas você terá de estudar bastante para ingressar, as vagas costumam ser muito concorridas. Essas instituições estão marcadas em laranja na lista das faculdades do blog.

13. Caso seus horários sejam irregulares e você seja uma pessoa focada existe a possibilidade de fazer um curso superior on line oferecido pela Anhembi Morumbi de São Paulo. Veja aqui uma entrevista com a coordenadora do curso.

12 comentários:

  1. Olá, Andréa!

    Obrigada!
    Você pode participar, sim!!
    Não podendo fazer a aula, você ainda concorre à apostila detalhada e uma caixa com os biscoitos iguais aos da foto!!
    Basta divulgar e comentar deixando seu e-mail no post.

    Um beijo, Marina

    ResponderExcluir
  2. Um dos meus sonhos de criança... é ser um cozinheiro de sucesso.
    Quem sabe com essa ajuda eu vire.
    Adorei seu blog e virei sempre!

    Convido-lhe para visitar meu blog, ler, comentar a série de contos "Ser Escritor" e se gostar seguir.
    Dá um toque que sigo de volta.
    (http://paulobouvier.blogspot.com/)

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Blog!
    Bom fim de semana!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Andrea, tudo bem? Vim aqui avisar que coloquei o selo do seu blog lá no Temperaria. Beijos
    www.temperaria.com.br

    ResponderExcluir
  5. Andrea, queria que você fizesse um post de qual faculdade de gastronomia você fez, e como decidiu fazer gastronomia... nos conte um pouco estou muito em duvida do que devo fazer.

    ResponderExcluir
  6. Gente,

    Muito obrigada pela visita!

    Anônimo - boa sugestão de postagem, mas sabe que minhas estória não é tão interessante, eu fiz a faculdade depois dos 35 e já sabia de velho o que queria fazer, só não fiz antes por falta de oportunidade... Quando eu puder escrevo ok?
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oiie Andréa, tudo certinho??
    Acabo de descobrir seu blog e estou simplesmente amando!!! Ele é tudo de bom!

    Sou formada em arquivologia mas sempre fui apaixonada por gastronomia. Resolvi dar uma guinada na minha vida e fazer o que realmente gosto, que é gastronomia.... e só agora, com quase 40 anos é que terei a oportunidade de fazer um curso na área. Começarei em setembro o curso de chef executivo de cozinha, pelo SENAC, aqui no RJ. É um curso que terá duração de 1 ano e meio, com carga horária de 800h. Não é um curso tecnológico, segundo o próprio SENAC, é um curso "livre". Minhas dúvidas: será que esse curso me dará uma boa base? Sei que o SENAC é um órgão respeitado no mercado, terei boas chances de me colocar no mercado, apesar da minha idade?

    Sei que só o curso não é muito para quem realmente quer trabalhar na área, por isso penso em fazer estágios em alguns restaurantes. Penso em ir diretamente em alguns aqui próximo à minha residência (comida alemã, italiana) e pedir o estágio. Seria uma maneira correta? Além disso, estou lendo muitos livros sobre o assunto. Acho que essa parte teórica também é importante para a formação de um bom profissional.

    Para fechar o post, gostaria de parabenizá-la pelo blog e dizer que a partir de hoje serei uma leitora assídua.

    Beijos,

    Mony Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mony,
      Que bom está gostando do blog!
      O curso do Senac é bem conceituado, imagino que lhe dê uma boa base sim.
      Infelizmente a idade é um fator negativo, eu me formei com 38 e senti dificuldade. A pior parte são os salários baixos para o começo da carreira e o cansaço físico... :) Mas o mais importante é não desistir e seguir atrás de seu sonho!
      Faça quantos estágios e cursos extras conseguir que vão lhe ajudar.
      Muito boa sorte!!
      bjs

      Excluir
  8. Ola Andréa tudo bem
    Eu sei que esse poste é de algum tempo, mas
    gostaria de saber qual a melhor faculdade de gastronomia, no momento, do Rj e se vale apena sair do Rj para fazer o curso.

    Parabéns pelo blog e pela carreira e muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Acho que a melhor faculdade para quem quer ser chef continua sendo a Estácio. Acho que ir para outros estados no Brasil não é muita vantagem, mas um curso ou estágio no exterior sempre agrega muito ao currículo.
      Sucesso para você também!

      Excluir

Fico muito feliz em receber comentários!! Mas não publico aqueles escritos somente para divulgar seu blog, site ou produto. Antes de enviar sua dúvida por favor leia o FAQ do blog.
Caso sua dúvida não esteja relacionada com a postagem acima não seria melhor enviar um e-mail?