terça-feira

Entrevista em Destaque - Ana Flávia Dodl do Blog Moda Gourmet



A entrevistada de hoje é a Ana Flávia Dodl do blog Moda Gourmet. Ana Flávia também é aqui do Rio de Janeiro e tive o prazer de conhecê-la pessoalmente no primeiro encontro dos blog de Gastronomia da cidade quando seu blog tinha pouquíssimo tempo de vida. Desde então tenho aocmpanhado seu crescimento e a dedicação de sua autora.


1. Você pode nos contar um pouquinho como foi o início do Moda Gourmet, quando você iniciou, porque e qual foi sua motivação para começar?

Sempre admirei muito o trabalho de alguns blogueiros. Leio diariamente blogs de assuntos variados. Mas sempre senti falta de um blog que conseguisse unir aquela receita maravilhosa à uma mesa bem arrumada, dicas de como receber com charme de uma forma descomplicada, idéias para tornar o "dia a dia" das refeições mais especial. O blog surgiu com o objetivo de compartilhar sugestões criativas e charmosas na hora de receber em casa. Da idéia da festa à decoração da mesa, da escolha das flores e louças à elaboração do cardápio. De um jeito que você mesmo possa fazer.

2. Quando surgiu seu interesse pelas panelas e como aprendeu a cozinhar?

Diferente da maioria das pessoas que hoje ama cozinhar e aprendeu com a avó, mãe ou tia, na minha casa ninguém nunca teve esse dom. As mulheres da minha família sempre trabalharam fora e por sorte tivemos uma cozinheira mineira em casa. Ela sempre cozinhou muito bem (e cozinha até hoje). Portanto, não aprendi a cozinhar, mas sim, a comer bem. Já adulta, em 2005, fiz dois cursos de Sommelier na ABS (Associação Brasileira de Someliers) e acho que ao estudar sobre os vinhos, acabei me deixando levar pelo mundo maravilhoso da gastronomia. Passei a admirar a culinária como arte, assim como os vinhos. Quanto mais você estuda, mais você se apaixona pelo assunto.

3. Qual sua profissão/formação profissional? De alguma maneira essa profissão/formação influencia no blog?

Sou jornalista e farmacêutica for formação. Do jornalismo herdei a paixão por escrever, o desejo de me expressar, compartilhar. No curso de farmácia me identifiquei com a disciplina de bromatologia, a ciência que estuda os alimentos. Foi aí que aprendi que o melhor remédio não está encapsulado. Ele está ali, naqueles 150 mililitros de vinho que você degusta diariamente ao lado de quem você ama. Se faz bem para o coração, faz bem para alma. Não é mesmo? E como numa fórmula farmacêutica, uni os dois "ingredientes" e surgiu o blog.

4. Quais as dificuldades com o blog que você teve ao começar e quais ainda têm?

Eu lembro que no início dediquei muito tempo para construir, junto com um designer, um lay-out agradável, clean e moderno para blog. Queria que fosse um blog fácil de ler, com fotos bonitas e de fácil manuseio. Menos é mais! Pesquisei muito na internet para chegar ao lay-out do Moda Gourmet, com um design de identidade forte, autêntico. Ao mesmo tempo delicado e sem poluição visual. E esse é meu desafio diário, manter essa "limpeza" visual, sem pisca-piscas ou qualquer poluição visual que tire o foco do texto e das fotos, que são o mais importante.

5. Seu blog é um passatempo ou você pretende ganhar dinheiro com ele ou através dele?

Meu blog é uma motivação constante de compartilhar com os leitores alguns prazeres da vida, como receber, degustar um bom vinho ao lado da família e amigos, preparar aquela comida gostosa, viajar, aproveitar a vida ao lado de quem a gente ama. O reconhecimento e os frutos dele vêm naturalmente quando o leitor busca e encontra o conteúdo que deseja no blog.

6. Quanto tempo por dia ou por semana você se dedica ao blog?

A dedicação ao blog é integral. Mesmo na hora que você não está escrevendo, você está no computador pesquisando, lendo outros blogs, se atualizando. Sem contar que tudo te leva ao blog. No meu caso, se vejo um tecido, tenho a idéia de fazer uma toalha. Se vejo uma garrafa de vinho vazia, vejo nela a possibilidade de fazer uma arranjo floral. Em um programa de culinária na TV, vem aquela idéia de fazer uma receita. Tudo me inspira, o tempo todo. E isso é genial porque nosso cérebro está sempre se exercitando. Nasce em você aquele desejo imediato de compartilhar com o seu leitor.

7. Conte-nos um pouquinho de como é sua relação com os leitores de seu blog e com outros blogueiros. Você responde aos comentários, visita blogs amigos? Na sua opinião qual a importância desse relacionamento para um blog de culinária?

A leitura de outros blogs e veículos de comunicação é imprescindível para um blogueiro se manter atualizado. Como jornalista, me vejo responsável em passar informações que acrescentem e construam novas opiniões. Você passa a ser um formador de opinião. A amizade no mundo da blogosferera é uma delícia porque estamos todos conectados construindo informação para nossos leitores. E essa troca de idéias abre um leque de possibilidades de novos posts, mesmo que os blogs tenham assuntos diferentes. Acredito que uns se inspiram nos outros. Isso é muito bacana. Tento sempre responder aos comentários do blog e os emails. Se surgem dúvidas, as vezes acabo fazendo um post específico sobre o assunto.

8. Onde você busca inspiração para escrever suas receitas e matérias?

Como escrevo muito sobre decorações de mesas, por exemplo, a inspiração das matérias surge com as necessidades do meu dia a dia. Recebo emails pedindo uma decoração para um jantar mais formal, ou um almoço de domingo, e isso me inspira muito a publicar posts direcionados às necessidades dos leitores.



Obrigada Ana Flávia por participar do Entrevista em Destaque e muito sucesso para você e seu blog!

3 comentários:

  1. Bom gosto, criatividade e conhecimento.
    Entrevista incrível! Parábens!
    Marcia Canejo

    ResponderExcluir
  2. Sou obrigada a conhecer esse blog...
    fui

    bjbjbj

    Show da Belelza
    www.showdabeleza.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em receber comentários!! Mas não publico aqueles escritos somente para divulgar seu blog, site ou produto. Antes de enviar sua dúvida por favor leia o FAQ do blog.
Caso sua dúvida não esteja relacionada com a postagem acima não seria melhor enviar um e-mail?