segunda-feira

Entrevista en Destaque - com a Júlia Sizinando Rossi do blog Tem Delícia na Cozinha


O entrevistada de hoje é a Jú do ainda "bebê" Tem delícia na Cozinha. Ela conta para a gente como é sua relação com o blog! Vamos degustar?


1. Conte-nos um pouquinho como foi o início do Tem Delícia na Cozinha, quando você iniciou, porque e qual foi sua motivação para começar.


O Tem Delícia na Cozinha começou de forma despretensiosa. Resolvi colocar as minhas receitas em um blog ao invés de enviar para amigos todas às vezes depois de um jantar na minha casa.
A ideia foi me animando e meu marido me incentivou muito. Sou jornalista e tenho paixão por escrever e por cozinhar. Então, aos poucos, fui me dedicando mais e colocando também as receitas de pratos que eu fazia no dia-a-dia, sem ninguém pedir. Quando percebi, o número de acessos ao blog deu um pulo gigante.... e não eram mais só os meus amigos e familiares que estavam acessando...
Comecei a me empolgar cada vez mais, até acabar registrando domínio e pagando para um profissional desenvolver um layout. Isso tudo há menos de um ano, pois o Tem Delícia na Cozinha ainda é um recém nascido muito mimado pela “mamãe”.

2. Quando surgiu seu interesse pelas panelas e como aprendeu a cozinhar?

Aprendi a cozinhar quando entrei para a faculdade. Eu ainda morava com meus pais, mas chegava antes deles em casa e preparava os almoços algumas vezes por semana. Naquela época, eu fazia sempre os mesmos pratos. Até hoje ouço piadinhas na família sobre isso.
Sem dúvida os grandes incentivadores do meu amor pela cozinha foram meu pai e minha mãe, que são excelentes cozinheiros e sempre disputam uma vaga entre as panelas.
Quando saí de casa para morar sozinha, em Florianópolis, comecei a curtir cozinhar só pra mim, por prazer. Telefonava para meus pais e pedia dicas, tirava dúvidas. Olhava receitas na internet e ia mudando, de acordo com meus instintos.
Em pouco mais de um ano eu já era uma apaixonada pela cozinha. Hoje, cozinhar é, sem dúvida, a coisa que mais amo fazer na vida.

3. Qual sua profissão/formação profissional? De alguma maneira essa profissão/formação influencia no blog?

Sou jornalista formada e atuo na profissão há seis anos. O jornalismo tem influência direta no Tem Delícia na Cozinha, pois acho que tenho uma responsabilidade ainda maior de passar a informação de forma correta e objetiva, com uma linguagem clara e diferenciada. Além disso, o blog trouxe consequências para a minha profissão, pois conquistei clientes de assessoria de imprensa na área de gastronomia e sempre sou escolhida para escrever sobre assuntos relacionados à comida na empresa em que trabalho.

4. Quais as dificuldades com o blog que você teve ao começar e quais ainda têm?

As principais dificuldades que eu tinha eram em relação à divulgação do blog. Quando decidi profissionalizar, passei a querer que o Tem Delícia na Cozinha fosse cada vez mais visitado, acessado e comentado. E não tinha muita ideia de como fazer isso.
Vencida essa barreira, que aconteceu de forma muito natural, hoje encontro algumas dificuldades com a tecnologia. Não sou expert em linguagem de internet, então “apanho” bastante quando preciso fazer alguma mudança de estrutura no blog, por exemplo.

5. Seu blog é um passatempo ou você pretende ganhar dinheiro com ele ou através dele?

Passatempo não é. Já foi, mas não é mais. Passatempo é aquilo que você faz quando está afim, para relaxar, sem compromisso. Hoje, o Tem Delícia na Cozinha é parte da minha vida profissional. Tenho centenas de leitores fiéis e milhares de leitores esporádicos, que utilizam o blog como fonte de informação e de referência... eu não posso deixar essas pessoas na mão.
Tenho a responsabilidade de responder e-mails e comentários, tirar dúvidas e manter uma freqüência de postagens. Faço isso de forma regrada, como parte da minha rotina. Infelizmente o blog ainda não é uma fonte de renda, mas quero sim que um dia ele seja. Quando isso acontecer, ele continuará sendo um espaço democrático e verdadeiro, pois nunca esqueço os valores da minha profissão. Blog é informação. E informação, só com responsabilidade!

6. Quanto tempo por dia ou por semana você se dedica ao blog?

Todas as receitas que faço, independente do dia ou da dificuldade, são fotografadas. Gasto bastante tempo com isso, pois fotografo o passo a passo, para facilitar a vida dos leitores. Quando tenho fotos de pelo menos cinco receitas, baixo-as para o computador. Neste dia eu sento, me inspiro, faço meu chimarrão e escrevo as postagens. Deixo tudo programado, para entrar todos os dias, de segunda a sexta. Em novembro do ano passado, por exemplo, eu tinha 27 postagens programadas... isso correspondeu a muitas e muitas horas de trabalho contínuo, mas muita tranqüilidade durante minhas férias, quando o blog continuava a ser atualizado, só que de forma programada.
Acho que eu poderia dizer que “gasto” pelo menos umas sete horas semanais com o blog. Sem contar todas as horas na cozinha, é claro!

7. Conte-nos um pouquinho de como é sua relação com os leitores de seu blog e com outros blogueiros. Você responde aos comentários, visita blogs amigos? Na sua opinião qual a importância desse relacionamento para um blog de culinária?

A minha relação com meus leitores e outros blogueiros é muito legal. Fiz alguns amigos e troquei muitas idéias que fizeram toda a diferença na minha vida de “cozinheira”. Respondo a todas as dúvidas por email, respondo os comentários que são necessários e visito alguns blogs que fazem parte da minha lista de visitas diárias.
Só tenho uma frustração: sei que eu poderia ter um número maior de acessos e aprender muito se tivesse mais tempo para me dedicar a visitar outros blogs e trocar “figurinhas” com outros blogueiros. Mas como o Tem Delícia na Cozinha é só uma das minhas responsabilidades profissionais, acabo sem muito tempo para me dedicar de corpo e alma.
Além de blogueira, trabalho como assessora de imprensa em uma empresa e ainda sou esposa e dona de casa. Daí já viu, né?

8. Onde você busca inspiração para escrever suas receitas e matérias?

As inspirações vêm da minha cozinha. É o meu espaço na casa, o lugar onde adoro estar. Meu marido é um comilão, assim como eu, então tudo o que faço é pensando em nós dois, na nossa alegria e nos momentos de prazer. Os amigos também inspiram, pois estão sempre lá em casa experimentando um prato diferente. Cozinhar é o que mais me faz feliz, entre todas as minhas atividades diárias.

9. O blog alterou de alguma forma sua maneira de lidar com a comida?

Totalmente. Antes de ser blogueira, eu sempre repetia os pratos lá em casa. Agora, sempre tenho que pensar em algo novo, para ter assunto para postar. Receita repetida não vale, né?
Além disso, passei a conhecer o maravilhoso mundo gourmet e virei consumidora assídua de produtos super especiais, dos quais até então eu nem sabia da existência. Hoje acho que cozinho muito melhor, com muito mais variedade, e com muito mais prazer.



Obrigada Júlia por participar do Entrevista em Destaque e muito sucesso para você e seu blog!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz em receber comentários!! Mas não publico aqueles escritos somente para divulgar seu blog, site ou produto. Antes de enviar sua dúvida por favor leia o FAQ do blog.
Caso sua dúvida não esteja relacionada com a postagem acima não seria melhor enviar um e-mail?