segunda-feira

Dicas de fotografia de comida - parte I

Enfim escrevi algumas dicas de fotografia de comida para postar aqui no blog. Comemos com os olhos e a foto em um blog de gastronomia é tudo, não é verdade?!

Demorei para fazer isso porque não sou perita no assunto e não tinha muito o que dizer, mas hoje me senti inspirada, mas são dicas muito básicas, de uma amadora com alguma prática para amadores que estão começando!

Com o tempo(e muito tempo) vou tentar falar sobre alguns dos itens abaixo de forma mais específica, ok?

Dividi a postagem em duas partes porque ficou grande demais. Parece que quanto mais escrevo mais assunto aparece. 


1. Muita calma nessa hora

Eu já comentei que blogueiro muitas vezes come comida fria. Mas acho que não falei que é horrível ter de tirar foto com fome, a comida exalando aquele cheiro maravilhoso e você sem poder comer. A mente enebriada e o estômago roncando tiram o seu foco e às vezes o foco da foto. Fotos em close nem pensar porque ao chegar muito perto da comida o risco de avançar e cair de boca é grande.

Então, evite fotografar com muita fome para que tenha tempo e calma. Belisque alguma coisa antes ou guarde a comida para ser fotografada após o almoço ou até no dia seguinte.

Eu normalmente fotografo o prato de comida que vou comer e muitas vezes a foto não fica como eu gostaria. Não recomendo!

Também evite fotografar com pressa por outros motivos, como antes de um compromisso ou atrasada para sair.


2. A máquina fotográfica

Leio muito que uma máquina comum tipo saboneteria pode tirar fotos ótimas. É verdade, mas é fato que quanto melhor o equipamento melhor a foto e muito maiores são as possibilidades e recursos. Por isso se você deseja que seu blog tenha fotos maravilhosas não economize e compre, nem que seja em 10 vezes como eu fiz, uma máquina mais profissional.

Mas caso você fotografe somente comida em restaurante talvez não seja vantagem comprar uma câmera grande. Eu quando vou a restaurantes levo mesmo é meu celular. As fotos não ficam muito boas, mas servem ao propósito.

Eu comprei faz dois anos a mais barata das máquinas SLR que encontrei. As SLRs são aquelas grandes que trocam a lente e já são consideradas profissionais. Uso uma canon T1i com lente de 50 mm e abertura de 1:4. A lente é nova e comprei faz alguns meses, estou adorando. Mas usei por muito tempo e com bons resultados a lente que veio com a máquina, que é de qualidade inferior.

Eu não sou a melhor pessoa para dar dicas sobre equipamento, então pesquise e escolha o melhor para você e seu bolso.

Se não puder ou quiser comprar uma máquina nova, não se preocupe, acho que minhas dicas simples vão servir para todos.


3. Aprenda/pratique

Não adiante ter um bom equipamento se você não sabe usar. Fazer um curso básico de fotografia é impressindível até para entender melhor as dicas. Ou estude sozinho com livros, revistas e internet.

Pratique muito!! Ainda bem que não usamos mais filme hoje em dia... A foto digital não custa quase nada.

Veja muitas fotos de comida, repare nos detalhes, na luz, no foco, no ângulo, na ambientação, nas cores, etc. Se inspire, copie se for necessário para aprender, não para fazer e postar a foto igual a de outro blogueiro, correto?


4. Comida feia não é fotogênica

Por exemplo, um bolo solado, mal cortado em formas irregulares e esfarelado não vai sair bem na foto! Não adianta ser o melhor fotógrafo do mundo.

Sua comida deve estar com boa aparência e colorida, se possível. Arrume a comida no prato, não largue, seu blog não é um bandejão.

Você não precisa ser um chef profissional, mas com certeza pode fazer melhor. Não encha muito o prato, limpe as bordas, coloque um raminho de salsa ou uma pimentinha para dar cor... Tenha capricho.

Escrevi algumas dicas de decoração de pratos no Aromas e Sabores, veja aqui.

Caso a maior parte do seu bolo tenha ficado ruim, escolha a fatia mais bonita e tire foto somente dela, coloque uma calda no prato para melhorar a aparência. Faça mesma coisa com outras sobremesas ou comidas inteiras, o pudim ficou feio? Corte uma fatia. Vá cortando todo o seu pudim até que uma fatia esteja satisfatória.

Escolha o melhor pão, a especiaria mais perfeita, o tomate mais vermelho e bonito. Não preciso dizer que a comida deve estar fresca, não é?

Quando fizer empadões, lasanhas, escondidinhos ou outros pratos de forno, asse uma pequena parte em ramekins menores, que normalmente são mais fotogênicos.


5. Mil e uma louças

A melhor louça para fotografar é a louça de cor lisa. Louça estampada combina melhor com comida de cor uniforme, como sopas cremosas, bolos, biscoitos, etc.

Eu gosto muito de mini panelinhas, ramekins, pratos e travessas coloridas. Mas a louça de cor branca ou bem clarinha é bem melhor para comidas empratadas porque realça muito bem as cores dos ingredientes.

Abaixo estão exemplos de louça estampada que na minha opinião ficaram boas na foto.




Refratários de vidro não costumam render boas fotos. Nem louça velha, manchada, rachada ou bicada!! Caso você consiga esconder o defeito com a comida, tudo bem. Louças retrô estão na moda, mas toda a composição deve ter esse estilo. Comprei umas louças ja bicadinhas de propósito outro dia...

Muitos blogueiros comentam de sua mania em comprar louças! É viciante mas é útil, quanto mais louças diferentes, mais variadas vão ficar sua fotos. Mas não precisa exagerar e comprar tudo o que encontrar de uma vez. Dê uma olhada no seu armário primeiro e no armário de sua mãe, tia, madrinha. Um ou dois pratos lisos, um de sobremesa, um prato ou tigela para sopa, três ramekins, uma travessa para comidas da forno já dá para começar.
 
Um wok, frigideira ou panela mais aberta rendem fotos bem legais. Bolos, doces, biscoitos em formas ou assadeiras também. Veja abaixo alguns exemplos.





Escolha a louça do tamanho/volume certo. Louças fundas como tigelas, copos e travessas devem estar cheias até a borda para eliminar sombras indesejadas e mais difíceis de tirar com iluminação amadora. Se sua comida tiver consistência suficiente passe da borda, como um sorvete em casquinha, sua comida vai ficar com mais "volume". Veja abaixo.


Massas, risotos, pratos de arroz costumam ficar melhores em pratos fundos ou tigelas, dessa forma não esparramam.




6. Monte seu "estúdio" se necessário

Meu "estúdio", da foto abaixo, é uma parte da mesa da sala, porque o restante da mesa é ocupado com caixas e outros objetos não fotogênicos. Eu não posso tirar uma foto da mesa arrumada porque meu espaço não permite, a parede está feia e é cercada de "ovnis".

Por isso arrumei uma parte da mesa que fica encostada na janela, montei um fundo vertical composto de uma tábua de corte grande aparada por um tijolo de vidro e cobri tudo com uma toalha. Do lado direito você podem ver uma caixa branca para refletir a luz, mas vou falar sobre isso na parte 2.

Tenho um fundo razoável que eu troco quando dá na telha. É só trocar a toalha por outra ou colocar cartolina ou um fundo de outro material qualquer.

Veja nas fotos abaixo como meu o espaço é limitado, minhas fotos são quase sempre tiradas de perto pela falta de espaço, mas consigo tirar bom proveito do que tenho. As foto acima são do mesmo espaço coberto toalha xadrez.




7. Ambientação/design

Um prato de comida sozinho em uma foto não fica tão bom quanto o prato em um contexto, como perto de um copo, talheres, guardanapo, por exemplo. Ou junto com ingredientes que usamos no preparo.

Sua ambientação não precisa ser super elaborada, alguns itens já modificam a foto para melhor.

Uma coisa fácil de fazer e que dá um bom efeito é usar um guardanapo embaixo do prato/comida. Olhe nas fotos abaixo como eles dão uma cor/vida à foto.




Eu normalmente não consigo usar ingredientes para compor as fotos porque na maioria das vezes eu os utilizei todos para fazer a comida!!  Blogueiro de gastronomia não é fotógrafo profissional, gente! Temos nossa limitação de espaço, tempo, equipamento e dinheiro.

Por isso tenho sempre galhos de plantas secas, trigo, etc. que costumo colocar ao fundo.




Olhe para as duas fotos abaixo e veja como faz diferença. Na primeira foto parece que a comida está solta, largada, abandonada!




A mesa coisa com as fotos abaixo, os biscoitos extras da direita deixaram a foto mais elaborada.




Gostou? Não deixe de acompanhar a parte 2 dessa postagem, AQUI.


Mora no Rio de Janeiro e quer fazer um curso de Fotografia de Gastronomia para iniciantes? Saiba mais AQUI


17 comentários:

  1. Bom dia Andrea,

    Legal essa sua postagem. São dicas valiosas. Alem do BLOG eu sou obrigado a fazer tambem um pouco de malabarismo para tirar as fotos. Sempre encontro doze mil defeitos nas minhas fotos. De cada etapa eu tiro ao menos umas 6 fotos sendo sempre duas com flash, ou seja uma postagem de um simples prato de massa tiro 70 a 80 fotos. Agora minha proxima aquisição será uma luminária nova.
    Gosto muito de visitar seu blog. Tudo lá é muito bem feito. Parabéns. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alvaro, que bom gostou da postagem e fico feliz que curta o Aromas! Ainda vêm mais dicas por aí na parte 2, quando vou falar também das 70, 80 fotos!! hehehe
      Eu também vejo mil defeitos nas minhas, mas tenho aprendido muito ultimamente e espero poder ajudar vocês.
      bjs e obrigada por comentar

      Excluir
  2. Obrigada pelas dicas Andréa, sempre muito úteis, ainda mais para quem começa agora. Aos poucos também fui aprendendo e melhorando mas não tenho curso nem nada que se pareça e a maquina também não é das melhores mas dou o melhor de mim e sempre pensando em me aperfeiçoar a cada dia,

    beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Andréa, que boa ideia, vou esperar os próximos post para ver mais dicas. As minhas fotos não ficam nada de especial, com flash, sem flash, vista de cima, vista de baixo, de lado....todas as posições servem, mas (ainda bem que já não existem os rolos) nunca fico satisfeita. Alem da minha pouca imaginação..... Vou ficar atenta.
    Bjkas

    ResponderExcluir
  4. É Andréa,blogueiro não é fotógrafo, mas procuramos fazer sempre o melhor para que nossas comidas despertem o apetite dos leitores. Gostei do post... bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Andréa!

    Boas dicas as suas. Tudo que fiz até hoje no meu blog foi e é muito artesanal e amador. As vezes admiro o que faço e as vezes não gosto, no que diz respeito as fotos. Mas vamos lá... Aos poucos vamos aprendendo... Beijo e obrigada.

    Paula

    ResponderExcluir
  6. Andrea
    Parabéns, vc estava inspirada quando postou estas dicas todas.
    Na verdade a prática ajuda, e em muito!
    São dicas e segredinhos valiosos.
    Obrigada
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Sempre temos o que aprender. Pequenos detalhes podem fazer a diferença!
    Beijos e boa semana, Andréa!

    ResponderExcluir
  8. Adorei Andréa, precisava mesmo de uns toques assim e você provou que com pouco espaço pode-se tirar fotos muito bonitas, como as suas são!
    Vou tentar por em prática aqui, agradeço a partilha!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Andréa!!

    Nossa, quanta dica boa!!Adorei!!Virei sempre visitá-la!!Obrigada, bjs, Dy.

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas, são muito valiosas. Ainda mais nessa época de instantâneidade, onde o instragram substitui o olhar do fotógrafo, principalmente quando se trata de comida. Tira a foto aqui, aplica um filtro ali e ta ótimo. É triste, já que a gente estuda para ver isso. Estudei dois anos de fotografia e tenho que rir com isso. Suas dicas são excelentes, continue com essas postagens ótimas que sempre virei até aqui dar uma olhada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Caracaaaaaaa, amei suas dicas! Eu como praticamente "iniciante" na cozinha, tb não tenho muita prática com fotos e acabo utilizando o celular mesmo para tirá-las. Realmente as fotos com qualidade chamam muito mais atenção e deixam o blog mais bonito. Vou começar a treinar em casa antes de postar. Eu ainda não tenho câmera profissional, estamos com algumas prestações pesadas devido a construção da nossa casa, mas assim que der, com certeza comprarei e me aperfeiçoarei, enquanto isso vou treinando com minha câmera em casa e esquecer o celular...rsrsrs amei mesmo. Parabéns pelas dicas =)

    ResponderExcluir
  12. Que bom gostaram pessoal!! Espero que ajude vocês!
    bjs em todos

    ResponderExcluir
  13. Amei muito as dicas Andrea. com certeza vai ajudar ainda mais nas minhas fotos. Ainda estou aprendendo a fotografar e nem sempre consigo fotos legais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom gostou Leilane! A melhor dica é continuar tentando e praticar muito! :) Você consegue!
      bjs e sucesso

      Excluir
  14. Adorei as dicas, muito úteis! Vou usar ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Hoje encontrei este blohg e estas dicas e fiquei surpreendida pela positiva! Parabéns pela iniciativa!
    http://cozinharcommenosgas.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em receber comentários!! Mas não publico aqueles escritos somente para divulgar seu blog, site ou produto. Antes de enviar sua dúvida por favor leia o FAQ do blog.
Caso sua dúvida não esteja relacionada com a postagem acima não seria melhor enviar um e-mail?