segunda-feira

Entrevista em Destaque com Stefânia Barreto do blog Com uma Pitada de Açúcar



A Entrevista de hoje é com a Stefânia, autora do delicioso e muito fofo blog Com uma Pitada de Açúcar. Tive o prazer de conhecê-la pessoalmente e posso dizer que ela é tão fofa quanto seu blog! Suas receitas são muito lindas, passa lá depois de ler a entrevsita!




1. Conte-nos um pouquinho como foi o início do Com uma Pitada de Açúcar, quando você iniciou, porque e qual foi sua motivação para começar.

Bom, o Blog foi uma iniciativa do meu marido, namorado na época. Sempre tive grandes crises de enxaqueca e quando começava a cozinhar, era como se a dor desaparecesse. Foi quando ele percebeu isso e comentou "Por que você não começa a registrar tudo isso? Já que cozinhar faz tão bem para sua saúde, por que não pegar as horas vagas e compartilhar essas experiências com os outros?”. Foi então que, durante as férias de fim de ano, peguei o computador e coloquei em prática. Foi tão natural, sabe? Parecia que eu já fazia aquilo a anos. Me senti super bem escrevendo tudo aquilo que naquele exato momento percebi que foi uma decisão mais que acertada.

2. Quando surgiu seu interesse pelas panelas?

Não lembro exatamente quando comecei a gostar. Minhas lembranças sempre me levam a um interesse e prazer tão grande quanto a gastronomia, a leitura. Lembro-me de folhear os livros da minha mãe, questionar que ingredientes eram aqueles que nunca tinha visto, o por que de algumas etapas...e por aí vai. Sempre tive muita curiosidade. Adoro a descoberta da leitura, do aprendizado, de perceber que conseguimos ver o resultado de um trabalho feito com dedicação...

Mas minha mãe ao perceber esse interesse tão forte, logo cedo me levou para a cozinha com ela. E é aí que tudo começa na prática. Recordo que antes dos 8 anos eu já fazia comida em casa com ela e que meu pai adorava aquele meu novo interesse. Tivemos uma cena até engraçada, pois em algum momento ele já pedia que eu fizesse o arroz no jantar, já que o meu era mais gostoso...rsrsrs. Depois disso, principalmente na adolescência, esse interesse não foi tão presente, acho que acabei priorizando outras coisas e a cozinha acabou sendo algo do dia-a-dia, mas não por prazer, mais por necessidade.

Quando saí da casa dos meus pais isso voltou repentinamente, passei a cozinhar, a estudar mais, a testar novas coisas e quando vi, já tinha o blog e planos para cursar o curso de gastronomia.

3. Falando nele... Como está sendo para você a faculdade? Seu aprendizado influencia no blog? Como?

A faculdade é um barato! Acho que nunca é tarde para começar um novo curso ou um novo projeto. E a faculdade é bem isso mesmo, cada dia aprendo algo novo, abro minha cabeça para assuntos nunca abordados...combinações...técnicas. O melhor de tudo é que consigo expressar melhor tudo aquilo que pensava antes, com a teoria mais fundamentada, consigo transpor de forma mais coesa minhas ideias.

Mas nem tudo são flores, não é mesmo? Acabei me distanciando mais do blog por conta do curso. E a única razão é aquela famosa palavrinha: “Tempo!”. Infelizmente não trabalho na área de gastronomia e me dedico integralmente ao meu trabalho na área de Telecomunicações (Trabalho com Análise e Controle de Projetos de Telecomunicações para um instituto de pesquisa de uma multinacional que fabrica aparelhos celulares). Então a rotina é um tanto dura, e acabo usando o meu tempo livre para fazer trabalhos curriculares e ficar com a família. Mas sempre que posso, tento levar aos leitores algumas explicações mais técnicas ou então receitas que não são tão convencionais para que eles possam se aventurar em novas técnicas ou até sabores. Na verdade isso é uma das partes mais fantásticas. É receber o feedback de um leitor que tinha dúvidas e a partir do blog ele conseguiu entender melhor sobre um assunto, ou até que se aventurou a fazer uma receita mais trabalhosa e deu certo. Adoro isso!

4. O que você pretende fazer profissionalmente após a faculdade?

Até agora não tenho planos para mudar de área. Apesar de amar a gastronomia e sentir enorme prazer quando estou cozinhando, eu também gosto muito do que faço. A faculdade veio como um instrumento de conhecimento...mas quem sabe num futuro próximo, não é mesmo?

5. A escolha do nome do seu blog significa que você tem preferência por doces? Preferência para fazer, para comer ou ambos?

Na verdade eu não sou a maior fã do mundo de doces não. Gosto. Mas minha preferencia vai para aqueles mais cítricos ou amargos. Na verdade meu paladar é mais para o salgado.

Agora quando falamos em ir para a cozinha, não consigo comparar na mesma escala o meu prazer por fazer doces em relação aos salgados. Sou apaixonada pela Patisserie, pela sua meticulosidade, por ser tão detalhista, organizada...é como se fosse uma terapia, sabe? A sorte é que o meu Amore adora doces então consigo ter público para minhas tortas, sobremesas, etc. Eu provo para saber se está bom, mas dificilmente você vai me ver repetindo a sobremesa ou atacando a geladeira atrás de um docinho.

6. De alguma maneira sua profissão/formação profissional influencia no blog?

Eu estudei Relações Internacionais e depois Administração de Empresas. Me considero uma pessoa muito organizada e concentrada, e acho que isso ajuda principalmente na pâtisserie, já que preciso dispor de bastante atenção a qualquer detalhe para o sucesso da receita. Em relação ao blog, acho que influencia positivamente também, principalmente quando me proponho a fazer algum post...tento (dentro das minhas possibilidades é claro) trazer um texto coeso e de fácil entendimento ao leitor e dar a maior quantidade de detalhes possíveis para que, aquele que se propor a testar alguma das receitas, consiga seguir os passos sem levantar dúvidas.

7. Quais as dificuldades com o blog que você teve ao começar e quais ainda têm?

Acho que no início era trazer uma identidade para ele. Quando eu pesquisei sobre os blogs antes de começar a escrever o meu, percebi que me identificava bastante com aqueles que tinham uma proposta pré-estabelecida, sabe? Claro que gosto daqueles que falam sobre diversos assuntos, temas...mas minha intenção era seguir uma vertente e que o blog fosse lembrado por ter um direcionamento. Atualmente o meu maior desafio é conseguir postar o tanto quanto gostaria. Mas com a faculdade acabando no fim desse ano, acredito que poderei me dedicar mais a ele e aos leitores.

8. Seu blog é um passatempo ou você pretende ganhar dinheiro com ele ou através dele?

Seria perfeito, não é mesmo? Ganhar dinheiro com aquilo que agente gosta de fazer é o melhor dos mundos. Espero algum dia monetizar essa atividade, mas acho que ainda preciso aprimorar alguns itens e conseguir me dedicar mais (e aqui falo inclusive de trazer mais novidades, tempo, etc) para que se torne auto-sustentável.

9. Quanto tempo por dia ou por semana você se dedica ao blog?

Esse ano foi super atípico. Me casei, estou terminando o curso de gastronomia, o trabalho aumentou...então me dediquei menos do que gostaria. Tenho tentado postar pelo menos 2 vezes por semana, mas claro que cuidar do blog não é só fazer o post. Tem que comprar os insumos, preparar a receita, tirar fotos, preparar texto...etc.

10. Nós participamos do 1° Encontro Gourmet com blogueiros de Gastronomia, que foi ótimo. Você acha que esse encontro vai modificar alguma coisa na sua maneira de blogar ou na maneira como lida com outros blogueiros?

O evento foi sensacional! Inicialmente minha idéia de participar era para conhecer melhor aquelas pessoas que só temos contato virtualmente. Mas ao voltar de SP percebi que os blogueiros estão super profissionais, percebi no evento como levam a sério aquela atividade e que tem tudo para dar certo. Sei que muita gente já ganha dinheiro ou está tentando monetizar o blog, mas no evento percebi que a grande maioria está profissionalizando tudo, o que é ótimo! Traz mais seriedade para o meio e consequentemente uma publicidade muito positiva para nós.

11. Onde você busca inspiração para escrever suas receitas e matérias?

Em grande parte na biblioteca que mantenho em minha cozinha. Gosto muito da cozinha francesa, então tento estudar sempre que posso...ler, ver filmes, conversar com pessoas que têm o mesmo interesse. Mas o que realmente me inspira a cozinhar é ir ao supermercado ou alguma deli e encontrar bons produtos...fico percorrendo os corredores e já encho a cabeça de idéias (principalmente por conta do que leio) para usar aqueles belos ingredientes. Para mim não tem mistério, carinho ao preparar a comida e bons ingredientes é sinal de um excelente resultado!

12. O blog alterou de alguma forma sua maneira de lidar com a comida?

Com certeza! Principalmente pelo fator estético. As vezes na correria do dia-a-dia não me preocupava tanto com uma apresentação mais elaborada, mas depois do blog, a preocupação em trazer um prato bonito, em que as pessoas tenham vontade de prepara-lo e comê-lo, me fez caprichar muito mais nesse quesito. Inclusive mesmo que eu esteja sozinha em casa para comer, eu reservo um tempinho para deixar minha refeição mais bonita e melhor apresentada...no fim até dá mais prazer em comer....

13. Nós blogueiros sérios somos vítimas constantes de plágio. Já aconteceu com você? Como lida com isso? Reclama ou deixa para lá?

Sim, inúmeras vezes. No início eu reclamava, mandava e-mails...mas agora eu confesso que percebi que não adianta brigar com a internet. Tem muita gente mal intencionada por aí. Ainda chamo a atenção quando eu encontro algo, mas não fico correndo atrás para saber se alguém está plagiando ou não. Já aconteceu inclusive com grandes portais de notícias usando minhas fotos e receitas, nesse caso eu brigo mesmo. Uma coisa é uma senhora que não entende muito de direitos autorais...outra coisa é uma grande empresa que quer ganhar dinheiro as suas custas.




Muito obrigada Stefênia pela entrevista e muito sucesso para você e para o Com uma Pitada de Açúcar!

6 comentários:

  1. Entrevista muito interessante, gosto muito dessa sua coluna.
    Beijinhos, boa semana
    Aninha

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu sou muito fã do blog da Stefânia... Eu vivia lendo blogs e achando assuntos interessantes, até eu descobrir o "Com uma pitada de açúcar"... No meu conceito, ele sim é interessante, autêntico e lindo!! Me sinto inspirada com as postagens da Stefânia não só pelas receitas publicadas, mas pelo pouco que ela passa sobre a infância, vida atual, trabalho e etc... Isso não é bom?! Eu acho! Tudo muito autêntico e envolvente. Parabéns a ela pelo blog, e quando eu crescer, quero ser assim, bem linda que nem ela. rs...

    Bjuuuu!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Andrea!

    Essa iniciativa sua de entrevistar os blogueiros é muito banaca, pois nos aproxima mais daquele que divide conosco tantas receitas.
    A Stef é uma fofa mesmo e o blog dela é impecável. Adorei conhecer um pouquinho mais da estória dela e por isso, agradeço à vocês por essa oportunidade!

    Parabéns por esse espaço no seu blog, Andrea!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Meninas,
    Fico muito feliz que gostem dessa coluna! Às vezes acho que ela cansa, por ser um pouco repetitiva. Mas como vocês aprovam vou continuar!! :)
    bjs em todas e obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  5. ótima entrevista,gosto muito desse blog!!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em receber comentários!! Mas não publico aqueles escritos somente para divulgar seu blog, site ou produto. Antes de enviar sua dúvida por favor leia o FAQ do blog.
Caso sua dúvida não esteja relacionada com a postagem acima não seria melhor enviar um e-mail?