segunda-feira

Entrevista em Destaque com a Gina do blog NacoZinha

A entrevista de hoje é com a Gina, do blog NacoZinha, que é a "recordista" de participação em encontros de bloguerias e tem uma das cozinhas mais floridas da internet. Eu tive muito prazer de conhecê-la pessoalmente, espero que você também aprecie conhecê-la um pouco mais.




1) Conte-nos um pouquinho como foi o início do Naco Zinha Brasil. Quando você iniciou, porque e qual foi sua motivação para começar.

O Naco Zinha começou há 4 anos. Costumava visitar blogs e senti que devia criar um para divulgar o grande acervo de receitas que possuía. A principal motivação era por doces, mas também sentia vontade de falar sobre a diversidade cultural dos povos através dos alimentos.

2) Quando surgiu seu interesse pelas panelas?

Surgiu quando eu casei. Antes disso, o jornada diária era longa. Não sobrava tempo para pensar em cozinhar.

3) Eu vejo você como a "recordista" de participação em encontros de blogueiros. Conta para a gente como foi seu primeiro encontro e o que lhe atrai nesses eventos.

É verdade, coleciono encontros. Já foram 18! O primeiro foi em dezembro de 2008, com a Ana Kaddja, uma experiência curiosa e emocionante. O marido dela registrou em fotos nosso abraço inicial. Parece clichê, mas era como se fôssemos amigas de longa data!

4) Você acha que participar de encontros presenciais ajuda seu blog de alguma forma? Como?

Nunca pensei sob essa ótica. Os encontros sempre foram para mim muito pessoais, para estreitar amizades, conhecer um pouco mais as pessoas que administram os blogs.


5) Qual a sua profissão/formação profissional? De alguma maneira essa profissão/formação influencia no blog?

Bancária aposentada, pós-graduada em Administração Estratégica de Pessoas. A profissão e a formação em nada influenciaram.
Quando comecei o blog já estava aposentada, mas, no trabalho, o interesse pela cozinha me fez participar da equipe de eventos. Decorava mesas e executava vários pratos. Preparei 30 receitas enviadas pelos colegas e confeccionei um livro para distribuição entre eles. Algumas dessas receitas já divulguei no blog, inclusive.

6) Quais as dificuldades com o blog que você teve ao começar e quais ainda têm?

A dificuldade inicial era técnica mesmo, de como fazer os posts, ajustar fotos, layout, mas o marido ajudou bastante nessa parte.
Atualmente, é conciliar o tempo com outras atividades. Mas durante esses 4 anos consegui manter regularidade nas postagens.

7) Seu blog é um passatempo ou você pretende ganhar dinheiro com ele ou através dele?

Começou totalmente despretensioso. As empresas começaram a me procurar com o intuito de divulgar seus produtos e serviços, mas esse não é o meu foco. Dou o meu melhor e as parcerias surgem naturalmente.

8) Quanto tempo por dia ou por semana você se dedica ao blog?
Não saberia precisar, mas são muitas! Se você for considerar a preparação dos pratos, as fotografias, a divulgação nas redes sociais, vai longe...

9) Todo blogueiro de gastronomia é apaixonado por comida. Mas você tem outra paixão além dessa, que são as flores! Como começou seu interesse pelas flores e onde encontra tanta variedade para fotografar e postar?

Começou desde adolescente, porque morava numa casa com um grande jardim, mantido por minha mãe. Fui pegando gosto de ver como ela cuidava e ficavam lindos os canteiros. Passei a colaborar, trocar mudas com conhecidos, fotografar, pesquisar nomes científicos e me apaixonei completamente.
Moro numa cidade com muito verde. Consigo encontrar flores muito interessantes e saio com a máquina fotográfica em minhas caminhadas.
Um detalhe importante é que as flores estão no blog encerrando praticamente todos os posts, sempre em associação ao prato. Seja pelo nome popular ou científico, por alguma curiosidade, por ser a flor-símbolo de um lugar cujo prato esta sendo apresentado e muitas outras alusões. Acabou se transformando num diferencial do Naco Zinha. É um desafio prazeroso buscar a flor certa para cada post.

10) Onde você busca inspiração para escrever suas receitas e matérias?

Sites, programas de culinária, restaurantes, lembranças de refeições em família, visitas a empórios, feiras, mercados, festas, viagens, caminhadas, eventos e muito mais. Há uma fonte inesgotável de assuntos que pretendo abordar ainda no Naco. Adoro pesquisar e prefiro não me limitar na publicação de fotos e receitas. Se não houver uma contextualização, perde a característica de um blog, dessa conversa diária aprazível. Não e à toa que o slogan do Naco Zinha é "um pouco de tudo na cozinha, inclusive flores!"

11) O blog alterou de alguma forma sua maneira de lidar com a comida? E com as flores?

Alterou e muito! Passei a me interessar bem mais por ingredientes que nunca havia experimentado, me permiti uma nova chance aos alimentos que estavam na categoria "não gosto", fiquei mais antenada em relação a tudo que se refere à gastronomia.

Com as flores, algumas vezes elas foram a fonte de inspiração para a confecção de algum prato.

12) Como eu, você adora viajar. Você programa algum passeio já pensando em publicar no blog ou a cobertura da viagem é só consequência e acontece naturalmente?

Normalmente, a cobertura da viagem é só consequência, mas já aconteceu de escolher determinado período de viagem, para coincidir com algum evento gastronômico, como a Marejada de Itajaí e a Festa Nacional do Carneiro no Buraco, de Campo Mourão.

13) Gastronomicamente falando, qual foi o melhor lugar que já visitou?

É dificil responder a essa pergunta, porque meu paladar é bem eclético e nenhum lugar foi 100% nesse quesito.
Comer um alimento orgânico é um prazer, que muitas vezes encontramos mais facilmente em pequenas cidades do interior do Brasil. Poderia citar, também, as massas de Roma, os sorvetes de Florença, o salmão do Chile, o leitão de Lisboa... Mas não tenho uma preferência pela culinária específica de um determinado lugar.

14) Nós, blogueiros sérios, somos vítimas constantes de plágio. Já aconteceu com você? Como lida com isso? Reclama ou deixa para lá?

Já aconteceu bastante, tanto a cópia de imagens, quanto de texto completo, com minhas opiniões pessoais, situações, tudo. Reclamei várias vezes. Algumas pessoas atenderam ao pedido, retirando posts e fotos ou concedendo os créditos.

Atualmente, parei de procurar...

Há páginas no facebook e sites que se caracterizam pela simples divulgação de fotos e receitas alheias com uma visibilidade impressionante. A questão do interesse pessoal ou financeiro ultrapassa qualquer limite, o que é um reflexo do comportamento de quem administra esse tipo de veículo.

Prefiro ter os amigos e leitores que gostam de acompanhar o Naco Zinha do meu jeito, no meu ritmo e sem usar de artifícios para gerar números. Questão de consciência tranquila.

Posso garantir a você uma coisa. É um grande prazer ter um blog, cuidar, melhorar e fazer amizades através dele!




Muito obrigada Gina pela entrevista e muito mais sucesso com seu blog!


12 comentários:

  1. Andréa,
    Já agradeci a você pelo convite para entrevista, mas quero deixar aqui ratificada minha satisfação.
    Você está se saindo muito bem como entrevistadora. Gostei das perguntas!
    Assisti ao hangout hoje. Quem sabe no próximo eu me anime a participar também?
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. De nada Gina, foi um prazer!! hehehe Treinando é que se aprende... Anima sim!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Andréa,
    Venha conhecer também o meu novo blog de culinária e espero que goste e me siga. Adorei o seu cantinho! Bj Ramana

    ResponderExcluir
  4. Nossa adorei! A Gina fala de um jeito que me incentiva a continuar fazendo meu blog. Muito boas perguntas e respostas. Esses encontros presenciais devem ser bem legais também; deve ser bacana ter amizade com pessoas que possuem o mesmo hobby, trocar infos... Abraços, Pamella.

    ResponderExcluir
  5. Hoje que eu vi a entrevista com a Gina, e é bastante prazeroso perceber como o discurso é compatível com a prática! A Gina é isso mesmo...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada a todas pelos comentários!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Nota 10! Gina uma querida <3
    Parabéns meninas :)

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Gina !!! Foi muito bom conhecer mais um pouquinho de você por essa entrevista. Gosto muitíssimo do seu blog, que é bonito, sério, aliando culinária, flores e história, coisas que muito me agradam. Além da decoração de pratos e mesas que v. coloca ! Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flora,
      É tão bom saber que as pessoas se identificam com o conteúdo do blog...!
      Bjs.

      Excluir
  9. A Gina é ótima! Acompanho o Naco Zinha e já fiz muita coisa pra marido e até nos jantares da família. Parabéns pela entrevista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayra,
      Grata pelo elogio e fico muito feliz em proporcionar momentos de descontração e alegria ao redor das mesas em família!!
      Bjs.

      Excluir

Fico muito feliz em receber comentários!! Mas não publico aqueles escritos somente para divulgar seu blog, site ou produto. Antes de enviar sua dúvida por favor leia o FAQ do blog.
Caso sua dúvida não esteja relacionada com a postagem acima não seria melhor enviar um e-mail?