segunda-feira

Dicas de como divulgar um blog de culinária


1. Início de tudo


Antes de começar a divulgação publique pelo menos umas 10 postagens interessantes. Se os visitantes não encontrarem conteúdo de que gostem não vão voltar!


2. Agregadores de conteúdo

Algumas dicas gerais de como divulgar um blog não servem para blogs de culinária – por exemplo – o Ueba, considerado por muitos como uma das melhorres ferramentas para divulgar artigos (e blogs) raramente publica uma receita! Quem quiser que sua matéria seja publicada por lá deve escrever algo mais criativo. Consegui que eles publicassem minha matéria sobre o estágio no restaurante Daniel e dicas para temperar uma comida light...

Muitos outros agregadores de conteúdo não possuem a categoria culinária, a maioria publica somente notícias, neste caso costumo dar uma olhada em outras categorias para escolher qual delas é melhor, alguns tem a categoria para mulheres, que pode ser usada para receitas.

Quando comecei nenhum agregador tinha categoria culinária, mas hoje em dia eles estão percebendo que o assunto atrai leitores. Veja aqui o novo post com os agregadores de conteúdo com categoria culinária/receitas e os específicos para gastronomia.


3. Cadastro em diretórios de blogs

Meus blogs estão cadastrados até em diretórios de língua inglesa, mas com pouco retorno. Como é gratuito, não custa fazer o cadastro!

Este link tem uma lista imensa de diretórios
http://www.blogeweb.com/lista-de-diretorios-de-blogs.php


4. Sites de busca

Cadastre seu blog em sites de busca brasileiros e portugueses – tenho uma parcela considerável de leitores de Portugal, não os deixe de fora! Hoje em dia aproximadamente 60% de meus visitantes chegam através do Google.

Veja lista de sites de busca no link abaixo
http://www.escoladinheiro.com/2008/02/28/lista-de-motores-de-busca-e-directorios-onde-adicionar-o-seu-blog/


5. Orkut - o que faço por lá:

O orkut está meio esvaziado, parado, mas ainda assim mantenho meu perfil e comunidades mas não participo mais tão ativamente como antes.
No meu perfil coloco fotos de pratos publicados, assim os amigos podem se interessar e lembrar que meu blog existe!
Criei uma comunidade para o Aromas e Sabores e outra para o Blogs de culinária que tem a intenção de reunir os blogueiros para troca de informações – Gastronomia Aromas e Sabores e Blogs de Culinária.
Quando tenho tempo faço comentários ou respondo perguntas em comunidades de Gastronomia. Tento dar respostas pertinentes e que ajudem as pessoas! Quando uma pessoa se sente grata ou gosta de uma resposta inteligente, ela visita seu blog e ainda se torna seguidora! Quando o comentário é voltado só para divulgação do blog as pessoas tendem a lhe ignorar.
A maioria das comunidades tem tópicos para divulgação de blogs, respeite!

Participe da comunidade do Blogs de culinária no Orkut, divulgue seu blog, troque informações e tire dúvidas com outros blogueiros.


6. Participe de outros fóruns e mídias sociais

Participe o máximo possível. Meu conselho para quem tem pouco tempo é investir em uma só rede. Não adianta ser membro de muitas e não ter tempo para participar!

Eu demorei para fazer um twitter e um facebook, que fiz após um ano de blog, mas agora estão ativos. Demanda tempo, mas consigo algumas visitas extras mensais. Sempre que tenho uma postagem nova divulgo no twitter, que está conectado com meu facebook pessoal - assim todos vêem e eu tenho menos trabalho. Também divulgo postagens antigas como por exemplo receitas para o Natal ou algum ocasião especial.


7. Visite blogs amigos

Veja outros blogs de culinária como amigos e não como concorrentes! Visite, comente, siga, troque informações e receitas. Infelizmente eu tenho pouco tempo para isso, mas dá um excelente resultado.


8. Assine suas fotos

Os sites de busca também têm busca por imagem, por isso assine suas fotos. A assinatura serve não só para saberem que a foto foi tirada por você, mas também para ajudar a divulgar seu blog.
Também é interessante que o nome do arquivo da foto tenha o nome do prato – por exemplo “salada de alface”.


9. Divulgação entre amigos e conhecidos

Peça aos seus amigos para seguirem o blog, quanto mais seguidores, mais pessoas vão querer seguir.
Escolha uma postagem bacana e envie para seus amigos com uma chamada para o blog e com foto, se tiver – peça que repassem.
Crie uma assinatura para seus e-mails – assim cada vez que alguém receber um e-mail o endereço de seu blog vai estar lá


10. Divulgação fora da rede

A forma mais fácil e barata é incluir o endereço de seu blog em seu cartão de visita ou mandar fazer um cartão específico para o blog. Mandei fazer uns mini cartõeszinhos lindos do Aromas e Sabores que levo sempre comigo na bolsa. Até dentro de mercado eu distribuo... hihihi É só alguém puxar um "papo gastronômico" comigo que ofereço meu cartão.

Se um dinheirinho estiver sobrando faça material de propaganda diverso: camisetas, aventais, canecas... Estes podem também ser sorteados entre os leitores.


11. Publique receitas e matérias de acordo com datas comemorativas ou estações do ano.

Receitas de comidas natalinas em dezembro, com chocolates para a Páscoa, afrodisíacas para os namorados, saladas para o verão, etc. Essas épocas são muito importantes para um blog de culinária e você não deve estar de fora! São boas épocas também para fazer promoções.


12. Cadastre-se em site específicos

Navegue por blogs de culinária para conhecer melhor os sites onde se cadastrar, fique de olho nos selos e links. Veja alguns endereços abaixo:

Blogs de Culináriaé claro!

Cyber cook - http://cybercook.terra.com.br/ - o portal de culinária da Terra tem espaço para divulgação de blogs através do selo “Comida da Boa” – o blog é cadastrado através de e-mail e deve ser aprovado.

Galaxia Cocina - http://www.galaxiacocina.com – cadastro de sites e blogs de culinária em espanhol, mas cadastra blogs em português – procure pelas bandeirinhas. É simples e fácil – ao cadastrar suas postagens aparecem por lá automaticamente.

Culinária e Receitas - http://www.culinaria-receitas.com.br/ - tem espaço para cadastro de blogs

Almanaque Culinário - http://www.almanaqueculinario.com.br/ - tem espaço para cadastro de blogs

Busca de Blogs de Culinária - http://foodblogsearch.com/pt é um mecanismo de busca especializado em receitas


13. Envie suas fotos para blogs/sites que publicam fotos de comida

Veja aqui os sites/blogs que publicam fotos e também dicas para melhorar sua fotografia de comida

Crie um álbum de fotos no Flickr


14. Para ter maior participação dos leitores

Com o blog já iniciado e com um bom conteúdo você pode também tentar as dicas abaixo para que as pessoas participem mais ativamente de seu blog:

Enquetes

Promoção Cultural com sorteio de brindes – relacionados à Gastronomia, de preferência - promoções sempre atraem visitantes

Concurso de receitas, envio de fotos ou outros


15. Troca de banner ou link

Uma forma muito fácil de divulgar seu blog é convencer um amigo a colocar o link de seu blog no dele. Se você não conhece ninguém que tenha um blog, faça visitas em outros blogs e ofereça parcerias, mas sempre de forma delicada/educada. Se você é um iniciante não adianta pedir parceria com blogs que estão bombando!


16. Links internos

Link seu blog internamente, isto é, link uma receita com outra similar, receita com informações sobre algum ingrediente contido nela, etc. Assim seu visitante permanecerá mais tempo em seu blog.

Para isso ulitize o link within - http://www.linkwithin.com - é muito simples: cadastre seu blog no site, copie e cole um código em seu blog. Com isso abaixo de suas postagens irão aparecer algumas de suas postagens antigas com miniatura das fotos.


17. Cadastre seu blog no Google analytics

Ferramenta muito útil, com ela você vai saber de onde estão vindo suas visitas, que páginas elas mais acessam, etc.
http://www.google.com/analytics

Quando posso eu visito e comento nos blogs que mais me enviam visitantes. É minha forma de agradecer, além de incluí-los aqui no Blogs de Culinária.


18. Links para dicas gerais sobre divulgação de blogs

23 ideias para encontrar novos leitores

Como divulgar seu blog e gerar mais visitas


Se você tiver alguma dica para compartilhar conosco, comente abaixo que nós agradecemos muito!

37 comentários:

  1. Adorei as dicas! Estou começando agora um blog de culinária e essas dicas me foram preciosas. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Que bom gostou Monica!! Boa sorte com o blog!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Também adorei as dicas, com certeza vou colocar várias em prática, meu blog já está no ar e tenho alguns acessos diários. Mas essas idéias serão fundamentais para se tornar "famoso". Obrigada!!

    ResponderExcluir
  4. adorei as dicas, espero utilizá-las loguinho! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  5. adorei as dicas, não tenho um blog específico de culinária, mas coloco nele algumas receitinhas que me agradam, mas com certeza vou usar essas dicas e muito!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Nossa q interessante.
    Vou ler com mais calma, mas q coisa bacana.

    Tenho blog de doces personalizados

    www.tatidesignercake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga

    Parabens pela dedicação.Estou empenhada em fazer algo parecido.Sucesso hoje e sempre.
    A Gastronomia é uma arte.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada a todos vocês que me visitam e me dão força para continuar!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. estou cursando publicidade e preciso que me sigam em um blog que fiz.
    preciso de seguidores influentes na area da culinaria.
    se puder, agradeço muuuuuuuuito!
    meu blog é: publicinaria.blogspot.com
    obrigada.

    ResponderExcluir
  10. olá querida, recentemente aderi ao Foodbuzz site de relacionamento para blogs de culinária. É bem interessante!!! Não sei se vc já conhece: http://www.foodbuzz.com

    beijos

    ResponderExcluir
  11. OI Tammy,
    Obrigada pela sugestão!! Acabei de fazer o perfil do Aromas e Sabores lá, mas infelizmente não tenho muito tempo para participar...
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Nossa...melhor, impossível!!!

    Estou na fase final de estruturação do meu blog e essas dicas foram excelentes!!

    obrigado,

    Danilo Fambrini
    http://bistroweb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Uma boa oportunidade é cadastrar o blog no seguinte;http://www.google.com.br/intl/pt-BR_br/add_url.html, pois eu procuro meu blog nos sites de procura e não consigo, agora estou esperando o Feira das Delicias ser divulgado, mas suas dicas estou aproveitando todas possíveis!!

    Obrigada. Até mais

    ResponderExcluir
  14. Muito legais as dicas!

    Comecei há pouco tempo meu Blog, como um hobby.

    É um aprendizado, pois tenho que ser cozinheira, fotógrafa e escritora ao mesmo tempo, mas estou curtindo bastante.

    Obrigada pelas dicas! Vou tentar colocá-las em prática.

    Maíra Hanashiro
    www.tampopogourmet.com

    ResponderExcluir
  15. Meninas,
    Obrigada a vocês pela visita e boa sorte a todas! Sucesso!

    ResponderExcluir
  16. Voce não imagina o quanto me ajudou, encontrei aqui tudo que precisava para turbinar o meu blog.Já coloquei em favoritos suas preciosas dicas e espero conseguir segui-las. Um forte abraço e de hoje em diante serei sua seguidora,voce é muito especial para quem esta começando agora como eu bjsssssssss.......
    Vai ser um prazer ter sua visita em meu blog tambem.

    ResponderExcluir
  17. Obrigada!! E que bom que te ajudei Silvia! Vou visitar vc sim!
    bjs e boa sorte!

    ResponderExcluir
  18. Estou ainda engatinhando no no meu blog.Escrevo receitas que gosto de fazer; outras que crio .Ainda não domino o assunto muito bem como voce;mas com esforço e pesquizando eu chego lá.Lí tudo que voce escreveu e fiquei imprecionada.

    ResponderExcluir
  19. Olá, fiquei muito feliz com as suas dicas. Sou novata em blogs, ainda estou aprendendo e encontrar o Blogs de Culinária foi um achado preciosíssimo. Obrigada, abraços!

    ResponderExcluir
  20. gostei muito das dicas e gostaria também de algumas opiniões sobre meu blog de doces que é www.receitasvemqtem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Boa dia Andréa!
    Parabéns, essa matéria é muito interessante! Pude tirar várias dúvidas de como divulgar meu blog. A explicação é de fácil compreensão e o texto é ótimo!
    Muito sucesso em tudo que você fizer!
    Sabor em Si, agradece.

    ResponderExcluir
  22. OI Regina,
    Obrigada! Fico feliz por ter ajudado!
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Andrea.
    Sensacional suas dicas, fiquei fã deste blog que não conhecia.
    Vou passar a frequentar, estou em busca de conhecimentos culinários e também de receitinhas light e saborosas.
    Quer conhecer meu blog? Aliás parabéns também pela generosidade de dividir dicas tão bacanas com suas leitoras.

    Convido a conhecerem meu blog sobre Turismo e Hotelaria.

    http://magazzinemoderno.blogspot.com/

    Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Nossa! Estou maravilhada com a sua iniciativa, criatividade, inteligência e inspiração. Vc me motivou MUITO com esse post. Eu sempre quis, mas nunca soube por onde começar...
    Estou muito surpreendida!

    Parabéns!

    Janaina

    ResponderExcluir
  25. Obrigada a vocês pela visita e pelos comentários carinhosos!

    Fico até sem graça com tantos elogios Janaína...

    Voltem sempre!
    bjs

    ResponderExcluir
  26. Ótimas dicas parabéns, dessa forma a internet no Brasil vai crescer cada dia mais e com qualidade.
    gostaria de deixar o link do meu Blog para se alguem quiser divulgar seu Blog ou site gratuitamente fica ai a dica. http://linksbrasilnet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. adorei o seu blog vou divulga-lo pois ele me ajudou muito..
    obrigada bjoss.
    e continue assim.

    ResponderExcluir
  28. Estou começndo o meu hoje, muito legal suas dicas

    ResponderExcluir
  29. Que bom gostou Gislaine!! Boa sorte com o novo blog!
    bjs

    ResponderExcluir
  30. Nossa, essas dicas são um achado ... e vão me ajudar bastante. Obrigada !
    Ja' estou enviando meu cadastro hoje mesmo.
    Um beijo,
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  31. Andréa, são muito boas as suas dicas !!

    Bjs,

    Fernando

    ResponderExcluir
  32. Obrigada pelas dicas! Vou olhar com calma cada um dos itens. Bj

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em receber comentários!! Mas não publico aqueles escritos somente para divulgar seu blog, site ou produto. Antes de enviar sua dúvida por favor leia o FAQ do blog.
Caso sua dúvida não esteja relacionada com a postagem acima não seria melhor enviar um e-mail?