Vejo muitos blogs sobre gastronomia e culinária pipocando por aí, mas há poucas dicas específicas para esses blogs!
Meus blogs Aromas e Sabores e Blog do Buffet Frios & Cia ainda são adolescentes, vão fazer dois anos em alguns meses, mas acho que eu já posso dar algumas dicas e compartilhar algumas experiências para ajudar quem está começando. Minha intenção não é ensinar tecnicamente como iniciar um blog, para isso incluí alguns links de terceiros com dicas específicas, ok?
Advertência: blogs de culinária dão trabalho e exigem tempo e dedicação, são muito gostosos de escrever, mas viciam e engordam!
1. Hospedagem
Eu prefiro o blogger, acho simples e fácil. É limitado mas até hoje nunca me causou problemas graves. O blog do Buffet Frios & Cia está em wordpress, mas achei mais difícil para começar, deu muito mais trabalho e por um bom tempo ficou sem aceitar comentários! Conclusão: quem entende pouco de informática e não tem quem ajude deve escolher ferramentas mais simples; quem sabe o que está fazendo deve usar o worpress que tem mais recursos.
2. Nome
Escolha um nome fácil de entender e de decorar. Eu não gosto de nomes com letras ou acentos que não apareçam no endereço – como o Ç, nem nomes muito grandes, mas isso é pessoal. Faça uma busca no Google com o nome escolhido, se aparecerem casas de massagens ou lojas de ferramentas talvez o nome não seja adequado...
Escolha um nome definitivo! Trocar de nome dá trabalho!
Outra coisa que não acho interessante é o nome do blog ser diferente do endereço utilizado. Isso dificulta a memorização... Por exemplo: você entra no endereço blogdamariadasilva.blogsopt.com e encontra lá no título: Culinária Criativa. Fica mais difícil para as pessoas lembrarem do nome de seu blog, não acha?
Se possível registre seu domínio
http://www.comofazerumblog.com.br/como-fazer-um-blog-com-domnio-proprio-registrando-dominio-parte-1-de-3/
Com domíno próprio o blog fica mais profissional e o nome é seu, você pode mudar de hospedagem quando quiser sem ter de mudar o nome.
3. Layout
Depois de escolher um layout, modifique as cores ou adicione uma imagem para que seu blog fique personalizado. Mas não exagere no número de cores ou de fontes, o layout deve ser bonito, mas de bom gosto e de fácil leitura. Eu particularmente detesto blogs e sites que tem excesso de animações e piscam sem parar!
Cores avermelhadas e alaranjadas são conhecidas por estimular o apetite!
Link para scrapps, ou fundos desenhados, para seu blog
http://www.scrappinblogs.blogspot.com
Ícones variados
http://www.iconspedia.com/
Cuidado com gadgets variados encontrados na rede. Coloquei um calendário em meu blog que me causou um problemão - o google entendeu como nocivo (malware) e meu blog ficou com aviso de perigoso por quase 10 dias!
4. Conteúdo
Cuidado com erros de português me parece um conselho óbvio, mas encontro receitas e até cabeçalhos de blogs com ortografia errada!
Veja aqui dicas para escrever bem uma receita culinária
Se você não sabe cozinhar e não tem nada seu para publicar não escreva um blog de culinária! Escrever um blog somente para copiar e publicar receitas alheias não faz nenhum sentido, a não ser que você organize o blog de alguma forma criativa e inovadora.
Nunca se esqueça de dar os créditos ao autor da receita, foto ou matéria que você publicou!
Blogs dedicados a assuntos diversos dentro da Gastronomia devem tentar publicar algumas receitas, mesmo que o tema principal for história da alimentação, por exemplo! Eu adoro escrever sobre produtos novos, ingredientes, eventos, etc, mas o que mais atrai leitores é a bendita receita!
5. Quantidade de postagens
Um blog de culinária não precisa ter postagens diárias. É claro que quanto mais postar melhor, mas receitas e dicas culinárias não têm prazo de validade e isso é uma vantagem em relação a outros blogs, como um blog de notícias, por exemplo. Postar todos os dias receitas interessantes, diferentes e com fotos é muito trabalhoso! Trace uma meta mensal viável para você e cumpra.
6. Fotos
Blogs de Gastronomia sem fotos é furada! As pessoas comem primeiro com os olhos e a maioria delas só lê as receitas quando elas têm foto! Pense comigo: qual receita você escolheria para fazer? Aquela com uma foto de um prato suculento e que te dá água na boca ou uma receita sem nada ou ainda com uma foto feia de um prato acinzentado e sem foco?
Tudo bem publicar uma ou outra postagem sem imagem, mas não todas!
Usar fotos encontradas na internet para uma receita feita por você também não é interessante. Dá para perceber que aquela foto foi encontrada por aí e retirada de algum lugar sem que você tenha dado os créditos para o fotógrafo... Nesse caso eu penso - será que o autor testou mesmo a receita ou somente copiou? Um blog com receitas testadas por você está, pelo menos, a um passo na frente dos outros.
As fotos não precisam ser com máquinas profissionais (se puderem ser melhor ainda!), uma máquina digital comum com boa resolução é um excelente investimento para quem publica um blog de culinária e hoje em dia não são tão caras.
A foto deve estar pelo menos com nitidez!! É melhor não publicar fotos embaçadas, seu blog fica feio... Como eu só publico receitas com foto, já deixei de publicar porque a foto não ficou boa ou comi o alimento antes de tirar a foto... ihihihi – isso acontece com quem é guloso! Eu tiro pelo menos umas 10 fotos de cada prato de diversos ângulos e em várias partes da casa para captar a luz... Às vezes todas ficam boas, algumas vezes nenhuma!
Veja aqui links para sites com dicas sobre fotografia de comida e para portfólios
7. Propaganda
Detesto blogs onde não consigo achar o texto, que fica perdido no meio de tantos anúncios!! Desta forma o blog vai perder leitores e isso não será bom para você ganhar dinheiro... Não exagere nas propagandas!
Links sobre como iniciar um blog
http://www.interney.net/?p=9757623
http://www.sobresites.com/blog/
http://queroterumblog.com/
Olá! Obrigada pelas dicas, estou começando meu blog e quero adicionar muitas receitas. Suas dicas foram ótimas :-)
ResponderExcluirhttp://simplifymeplease.blogspot.com/
Que bom que gostou Gi! Boa sorte com o blog, depois adiciona ele aqui em nossa cadastro.
ResponderExcluirbjs
olá passei e gostei muito do seu blog, eu adoro cozinhar e vi q tem muitas receitas interessantes...parabens
ResponderExcluiraté a próxima
Obrigada! Que bom gostou!
ResponderExcluirbjs
Olá! Fantásticas as dicas, acho q me ajudarão muito! meus pais moram em um sítio próximo a são joão del rei e tiveram seu queijo certificado recentemente e me propus a ajudá-los. criei o blog www.queijodamantiqueira.blogspot.com e estou tentando entender ainda como tudo isso funciona, pq não é exatamente minha área... as informações estão interessantes e estou o alimentando frequentemente. adoraria se entrasse, comentasse e, melhor ainda, se pudesse linka-lo ao blogs de culinária. acredito que nos ajudaria bastante! obrigada e parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirATT
Mariana Resende
São João del Rei/MG
Adorei as dicas Andréa! Super úteis mesmo para quem já tem blog há algum tempo... Beijos, Paula
ResponderExcluirQue bom gostaram!!
ResponderExcluirabçs
Obrigado pelas dicas... Estou inciando meu blog e com certeza me ajudarão a melhor a aparência e torná-lo útil a todos que gostam de culinária simples, prática e gostosa...
ResponderExcluirAdoro sites de culinárias, a maneira, os ingredientes...tudo isso é tão singular, de uma sensibilidade incrível. Adorei tudo por aqui. Vou entrar agora no curso de gastronomia do IESB em Brasília e estou mais que empolgada, além de amar comandar uma cozinha com minha experiência de 4 anos, ver que existem infinitas possibilidades só faz ficar mais apaixonada por aqui que escolhi. Vi várias instituições e escolhi o IESB, fico feliz em saber que a estrutura de quem oferece o curso de gastronomia só melhora a cada dia mais. Estou acompanhando o blog sempre, parabéns!
ResponderExcluirObrigada Lais!! Muito boa sorte nessa etapa de sua vida que se inicia! Depois volte e conte para gente como está sendo seu curso.
ResponderExcluirbjs
Hum... da até água na boca. Estou acompanhando a galera que faz culinária no IESB e levantando um banco de dados para possíveis visitas. Me parece que o conteúdo daqui é bacana, talvez fosse válido maior interação com estudantes, tanto de nível superior quanto técnico. Unir a classe.
ResponderExcluirOlá.
ResponderExcluirParabéns pelo blog e pelas dicas.
Criei o meu no início do ano mas ainda tenho dificuldades em mantê-lo atualizado.
Voltarei sempre para conferir as novidades!
oquenaomataengorda.com
Caio e Marina,
ResponderExcluirObrigada pela visita!
abçs
Estou começando o meu blog, e ainda me sinto muito perdida, pois aprendi a lidar com o computador há pouco tempo, mas amei te conhecer, bjs.
ResponderExcluirObrigada Regina! O conhecimento vem com o tempo, não desanime!
ResponderExcluirbjs
Oi. obrigada pelas dicas... todo começo é dificil não é mesmo?!! você foi a minha luz para dar um ponta pé inicial no meu blog. beijos.
ResponderExcluirOi Physis,
ResponderExcluirFico feliz por ter ajudado!! Obrigada por me contar.
bjs e sucesso!
Muito boas dicas sem dúvida. Vou aproveitá-las, mas o meu principal problema está sendo arranjar um bom nome para o blog. Parabéns pelo seu blog :)
ResponderExcluirObrigada Susana! O nome é realmente difícil de escolher... Boa sorte.
ExcluirAndréa
Boa noite!
ResponderExcluirCostumo postar minhas receitas com fotos no face. Uma amiga sugeriu que eu criasse um Blog. Entendi a dinâmica, porém não entendi como obter retorno financeiro com um Blog de culinária, como funciona, como ganharei? Pode esclarecer melhor? Obrigada.
Então, é possível ganhar dinheiro com o blog através de anúncios pagos, como se fosse um jornal ou revista. Existem programas de afiliados como o google adsense que paga para você colocar banners, mas só há retorno com muitas visitas. É bem difícil, viu? E a maioria dos blogs de culinária ganham quase nada. Aconselho a leitura desse blog a seguir que tem muitas dicas: http://www.ferramentasblog.com/ Boa sorte!!
ExcluirAdorei as dicas, tenho muita vontade de ter um blog de culinaria, mas tinha duvidas a respeito, voce esclareceu varios pontos ! So mais uma duvida, posso postar receitas de outras pessoas no meu blog ?
ResponderExcluirQue bom Daiane!! Poder pode, mas deve observar alguns pontos. Sempre citar a fonte de onde pegou a receita, se for de outros blogs é bacana pedir autorização ao autor. Nunca copiar as fotos e os textos introdutórios de outros blogs e sites. E ter sempre receitas suas, blogs que só publicam receitas de outros são vistos como oportunistas e preguiçosos. Afinal para que ter um blog se é só para copiar?
ExcluirBoa sorte!!
bjs