segunda-feira

Dicas para quem está começando a escrever um blog de culinária

Vejo muitos blogs sobre gastronomia e culinária pipocando por aí, mas há poucas dicas específicas para esses blogs!

Meus blogs Aromas e Sabores e Blog do Buffet Frios & Cia ainda são adolescentes, vão fazer dois anos em alguns meses, mas acho que eu já posso dar algumas dicas e compartilhar algumas experiências para ajudar quem está começando. Minha intenção não é ensinar tecnicamente como iniciar um blog, para isso incluí alguns links de terceiros com dicas específicas, ok?

Advertência: blogs de culinária dão trabalho e exigem tempo e dedicação, são muito gostosos de escrever, mas viciam e engordam!

1. Hospedagem

Eu prefiro o blogger, acho simples e fácil. É limitado mas até hoje nunca me causou problemas graves. O blog do Buffet Frios & Cia está em wordpress, mas achei mais difícil para começar, deu muito mais trabalho e por um bom tempo ficou sem aceitar comentários! Conclusão: quem entende pouco de informática e não tem quem ajude deve escolher ferramentas mais simples; quem sabe o que está fazendo deve usar o worpress que tem mais recursos.


2. Nome

Escolha um nome fácil de entender e de decorar. Eu não gosto de nomes com letras ou acentos que não apareçam no endereço – como o Ç, nem nomes muito grandes, mas isso é pessoal. Faça uma busca no Google com o nome escolhido, se aparecerem casas de massagens ou lojas de ferramentas talvez o nome não seja adequado...
Escolha um nome definitivo! Trocar de nome dá trabalho!

Outra coisa que não acho interessante é o nome do blog ser diferente do endereço utilizado. Isso dificulta a memorização... Por exemplo: você entra no endereço blogdamariadasilva.blogsopt.com e encontra lá no título: Culinária Criativa. Fica mais difícil para as pessoas lembrarem do nome de seu blog, não acha?

Se possível registre seu domínio
http://www.comofazerumblog.com.br/como-fazer-um-blog-com-domnio-proprio-registrando-dominio-parte-1-de-3/

Com domíno próprio o blog fica mais profissional e o nome é seu, você pode mudar de hospedagem quando quiser sem ter de mudar o nome.


3. Layout

Depois de escolher um layout, modifique as cores ou adicione uma imagem para que seu blog fique personalizado. Mas não exagere no número de cores ou de fontes, o layout deve ser bonito, mas de bom gosto e de fácil leitura. Eu particularmente detesto blogs e sites que tem excesso de animações e piscam sem parar!
Cores avermelhadas e alaranjadas são conhecidas por estimular o apetite!

Link para scrapps, ou fundos desenhados, para seu blog
http://www.scrappinblogs.blogspot.com

Ícones variados
http://www.iconspedia.com/

Cuidado com gadgets variados encontrados na rede. Coloquei um calendário em meu blog que me causou um problemão - o google entendeu como nocivo (malware) e meu blog ficou com aviso de perigoso por quase 10 dias!


4. Conteúdo

Cuidado com erros de português me parece um conselho óbvio, mas encontro receitas e até cabeçalhos de blogs com ortografia errada!

Veja aqui dicas para escrever bem uma receita culinária

Se você não sabe cozinhar e não tem nada seu para publicar não escreva um blog de culinária! Escrever um blog somente para copiar e publicar receitas alheias não faz nenhum sentido, a não ser que você organize o blog de alguma forma criativa e inovadora.

Nunca se esqueça de dar os créditos ao autor da receita, foto ou matéria que você publicou!

Blogs dedicados a assuntos diversos dentro da Gastronomia devem tentar publicar algumas receitas, mesmo que o tema principal for história da alimentação, por exemplo! Eu adoro escrever sobre produtos novos, ingredientes, eventos, etc, mas o que mais atrai leitores é a bendita receita!


5. Quantidade de postagens

Um blog de culinária não precisa ter postagens diárias. É claro que quanto mais postar melhor, mas receitas e dicas culinárias não têm prazo de validade e isso é uma vantagem em relação a outros blogs, como um blog de notícias, por exemplo. Postar todos os dias receitas interessantes, diferentes e com fotos é muito trabalhoso! Trace uma meta mensal viável para você e cumpra.


6. Fotos

Blogs de Gastronomia sem fotos é furada! As pessoas comem primeiro com os olhos e a maioria delas só lê as receitas quando elas têm foto! Pense comigo: qual receita você escolheria para fazer? Aquela com uma foto de um prato suculento e que te dá água na boca ou uma receita sem nada ou ainda com uma foto feia de um prato acinzentado e sem foco?

Tudo bem publicar uma ou outra postagem sem imagem, mas não todas!

Usar fotos encontradas na internet para uma receita feita por você também não é interessante. Dá para perceber que aquela foto foi encontrada por aí e retirada de algum lugar sem que você tenha dado os créditos para o fotógrafo... Nesse caso eu penso - será que o autor testou mesmo a receita ou somente copiou? Um blog com receitas testadas por você está, pelo menos, a um passo na frente dos outros.

As fotos não precisam ser com máquinas profissionais (se puderem ser melhor ainda!), uma máquina digital comum com boa resolução é um excelente investimento para quem publica um blog de culinária e hoje em dia não são tão caras.

A foto deve estar pelo menos com nitidez!! É melhor não publicar fotos embaçadas, seu blog fica feio... Como eu só publico receitas com foto, já deixei de publicar porque a foto não ficou boa ou comi o alimento antes de tirar a foto... ihihihi – isso acontece com quem é guloso! Eu tiro pelo menos umas 10 fotos de cada prato de diversos ângulos e em várias partes da casa para captar a luz... Às vezes todas ficam boas, algumas vezes nenhuma!

Veja aqui links para sites com dicas sobre fotografia de comida e para portfólios


7. Propaganda

Detesto blogs onde não consigo achar o texto, que fica perdido no meio de tantos anúncios!! Desta forma o blog vai perder leitores e isso não será bom para você ganhar dinheiro... Não exagere nas propagandas!


Links sobre como iniciar um blog

http://www.interney.net/?p=9757623

http://www.sobresites.com/blog/

http://queroterumblog.com/

23 comentários:

  1. Olá! Obrigada pelas dicas, estou começando meu blog e quero adicionar muitas receitas. Suas dicas foram ótimas :-)

    http://simplifymeplease.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Gi! Boa sorte com o blog, depois adiciona ele aqui em nossa cadastro.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. olá passei e gostei muito do seu blog, eu adoro cozinhar e vi q tem muitas receitas interessantes...parabens
    até a próxima

    ResponderExcluir
  4. Olá! Fantásticas as dicas, acho q me ajudarão muito! meus pais moram em um sítio próximo a são joão del rei e tiveram seu queijo certificado recentemente e me propus a ajudá-los. criei o blog www.queijodamantiqueira.blogspot.com e estou tentando entender ainda como tudo isso funciona, pq não é exatamente minha área... as informações estão interessantes e estou o alimentando frequentemente. adoraria se entrasse, comentasse e, melhor ainda, se pudesse linka-lo ao blogs de culinária. acredito que nos ajudaria bastante! obrigada e parabéns pelo trabalho!
    ATT
    Mariana Resende
    São João del Rei/MG

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas Andréa! Super úteis mesmo para quem já tem blog há algum tempo... Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelas dicas... Estou inciando meu blog e com certeza me ajudarão a melhor a aparência e torná-lo útil a todos que gostam de culinária simples, prática e gostosa...

    ResponderExcluir
  7. Adoro sites de culinárias, a maneira, os ingredientes...tudo isso é tão singular, de uma sensibilidade incrível. Adorei tudo por aqui. Vou entrar agora no curso de gastronomia do IESB em Brasília e estou mais que empolgada, além de amar comandar uma cozinha com minha experiência de 4 anos, ver que existem infinitas possibilidades só faz ficar mais apaixonada por aqui que escolhi. Vi várias instituições e escolhi o IESB, fico feliz em saber que a estrutura de quem oferece o curso de gastronomia só melhora a cada dia mais. Estou acompanhando o blog sempre, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Lais!! Muito boa sorte nessa etapa de sua vida que se inicia! Depois volte e conte para gente como está sendo seu curso.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Hum... da até água na boca. Estou acompanhando a galera que faz culinária no IESB e levantando um banco de dados para possíveis visitas. Me parece que o conteúdo daqui é bacana, talvez fosse válido maior interação com estudantes, tanto de nível superior quanto técnico. Unir a classe.

    ResponderExcluir
  10. Olá.

    Parabéns pelo blog e pelas dicas.
    Criei o meu no início do ano mas ainda tenho dificuldades em mantê-lo atualizado.

    Voltarei sempre para conferir as novidades!

    oquenaomataengorda.com

    ResponderExcluir
  11. Estou começando o meu blog, e ainda me sinto muito perdida, pois aprendi a lidar com o computador há pouco tempo, mas amei te conhecer, bjs.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Regina! O conhecimento vem com o tempo, não desanime!
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi. obrigada pelas dicas... todo começo é dificil não é mesmo?!! você foi a minha luz para dar um ponta pé inicial no meu blog. beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi Physis,
    Fico feliz por ter ajudado!! Obrigada por me contar.
    bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  15. Muito boas dicas sem dúvida. Vou aproveitá-las, mas o meu principal problema está sendo arranjar um bom nome para o blog. Parabéns pelo seu blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Susana! O nome é realmente difícil de escolher... Boa sorte.
      Andréa

      Excluir
  16. Boa noite!
    Costumo postar minhas receitas com fotos no face. Uma amiga sugeriu que eu criasse um Blog. Entendi a dinâmica, porém não entendi como obter retorno financeiro com um Blog de culinária, como funciona, como ganharei? Pode esclarecer melhor? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, é possível ganhar dinheiro com o blog através de anúncios pagos, como se fosse um jornal ou revista. Existem programas de afiliados como o google adsense que paga para você colocar banners, mas só há retorno com muitas visitas. É bem difícil, viu? E a maioria dos blogs de culinária ganham quase nada. Aconselho a leitura desse blog a seguir que tem muitas dicas: http://www.ferramentasblog.com/ Boa sorte!!

      Excluir
  17. Adorei as dicas, tenho muita vontade de ter um blog de culinaria, mas tinha duvidas a respeito, voce esclareceu varios pontos ! So mais uma duvida, posso postar receitas de outras pessoas no meu blog ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Daiane!! Poder pode, mas deve observar alguns pontos. Sempre citar a fonte de onde pegou a receita, se for de outros blogs é bacana pedir autorização ao autor. Nunca copiar as fotos e os textos introdutórios de outros blogs e sites. E ter sempre receitas suas, blogs que só publicam receitas de outros são vistos como oportunistas e preguiçosos. Afinal para que ter um blog se é só para copiar?
      Boa sorte!!
      bjs

      Excluir

Fico muito feliz em receber comentários!! Mas não publico aqueles escritos somente para divulgar seu blog, site ou produto. Antes de enviar sua dúvida por favor leia o FAQ do blog.
Caso sua dúvida não esteja relacionada com a postagem acima não seria melhor enviar um e-mail?