segunda-feira

Ideias de assuntos para um blog de Gastronomia

Está escrevendo um blog de Gastronomia e não sabe sobre o que publicar? Costumo dizer que um blog deve ter receitas para chamar a atenção, mas se você publicar também postagens variadas e interessantes seu blog vai ficar mais completo e atrair um público mais diversificado!

Veja abaixo algumas ideias, os links levam a exemplos dos tópicos abordados.

1. Conte uma história - que envolva comida, é claro! Pode ser uma experiência que você teve na cozinha, em algum mercado, no trabalho ou restaurante. Pode ser uma lembrança da infância, uma viagem onde comeu horrores... Ou pode contar para o seu público sobre o alimento de que mais gosta ou detesta, como eu falei nessa postagem aqui.

2. Entreviste alguém do mundo culinário. Pode ser um chef, um dono de restaurante e até mesmo um blogueiro. Seja criativo nas perguntas. Veja as entrevistas que eu fiz.

3. Abra uma discussão. Dê sua opinião sobre algum assunto, algum produto ou tendência e pergunte aos leitores o que eles acham. As pessoas gostam muito de deixar sua opinião!

4. Faça uma resenha de um livro ou filme. Mas não se esqueça de ler o livro ou ver o filme e dar uma opinião pessoal. Copiar resenhas não vai deixar seu público satisfeito. Veja aqui minhas impressões sobre o livro Alho e Safiras.

5. Faça uma resenha de um produto. Compre um produto e fale sobre ele, pode ser um ingrediente ou prato pronto, sobremesa, biscoito, o que quiser. Comente sobre seu sabor, textura, embalagem, preço, dicas de utilização, etc. Dê preferência a produtos recém lançados. Veja minha resenha sobre um caldo pronto.

6. Escreva sobre um evento Gastronômico. Você foi a um festival, feira, palestra, exposição, congresso, curso? Não esqueça sua máquina fotográfica e conte aos seus leitores como foi e o que você fez no evento, o que você aprendeu em um curso ou palestra. Se parendeu uma receita nova pode inclui-la na postagem. Veja como foi a feira Brasil rural Comtenporâneo.

7. Escreva sobre alguma viagem ou passeio que fez ou quer fazer. Não precisa ser para fora do país, mesmo a cidade ou bairro vizinho pode inspirar você a escrever sobre algo que comeu ou viu. Veja minha série de postagens sobre os Aromas e Sabores do Pará.

8. Escreva sobre lojas legais de sua cidade ou de um local que conheça. Pode ser onde você compra seus ingredientes especiais ou utensílios. Ou faça uma lista com as suas lojas favoritas de um certo local. Dê o/os endereço/os ou site/s para quem quiser ir. Veja minha lista de lojas de utensílios em Nova York.

9. Fale sobre algum ingrediente. Pesquise bem para escrever informações corretas. Descreva o ingrediente e conte como ele é fabricado, se for o caso. Diga como pode ser usado e onde e como comprar, suas informações nutricionais, etc. Veja aqui minhas postagens sobre especiarias.

10. Faça uma resenha de um restaurante. Você não precisa frequentar um restaurante 3 estrelas para fazer isso. Pode ser um restaurante do bairro que faça um filé espetacular, um bar, uma doceria, um fast food e até um pé sujo. Comentar sobre lugares de que gosta muito é mais fácil, mas não deixe de apontar os pontos positivos e negativos do lugar, senão fica parecendo propaganda. Veja como exemplo minha resenha sobre "O melhor bolo de chocolate do mundo"

11. Escreva o passo-a-passo de uma receita. Fotografe o passo-a-passo de todas as etapas da preparação e descreva bem o processo. É mais trabalhoso mas o público gosta.

12. Conte a história de um prato, produto ou utensílio. É necessário pequisar bem para escrever uma história verdadeira. Conte como e onde ele foi criado e para qual propósito, onde era usado antigamente e como é hoje. Não deixe de fora fatos interessante e curiosidades.

13. Descreva uma técnica culinária. Você é um confeiteiro/cozinheiro profissional ou tem bastante conhecimento? Descreva os pontos de açúcar ou os pontos de cozimento de uma carne, por exemplo. Ensine como fazer de forma simples e detalhada, não esqueça que a maioria dos leitores são leigos.

14. Dê dicas diversas. Pode ser sobre como cozinhar, tirar manchas ou como lidar com a cozinha ou equipamentos. Eu escrevi uma lista de dicas sobre segurança alimentar.

15. Escreva sobre seu livro de receita favorito. Aquele que foi seu primeiro livro ou que foi herdado de sua bisavó. Conte a história de como ele foi parar em sua mão, conte porque é seu favorito e dê algumas receitas.

16. Faça listas. As 10 receitas favoritas, as comidas mais interessantes ou exóticas, etc. Veja minha lista com 10 maneiras de temperar um frango grelhado.

17. Escreva sobre algum utensílio ou equipamento. Escreva sobre algo novo que comprou ou aquele seu favorito sem o qual não consegue viver. Descreva o utensílio, diga onde comprou, para que serve e onde você costuma usá-lo. Veja minha postagem sobre os potinhos para mise-en-place.

18. Mostre como é sua cozinha, sua coleção de livros ou utensílios. Tire fotos do seu armário, do seu fogão, o que for. Os leitores adoram conhecer mais você e sua casa.

19. Escreva sobre um chef famoso ou alguma personalidade do mundo gastronômico. Para isso você também vai ter que fazer um boa pesquisa. Se você já encontrou com ela pessoalmente melhor ainda, conte como foi e inclua suas impressões.

O mais importante de tudo! Não deixe de citar a fonte de sua pesquisa, isso além de mostrar sua integridade enriquece sua matéria. Eu escrevi este texto inspirada no livro "Will Write for food", que é um guia em inglês de como escrever sobre comida. Recomendo!


Não deixe de ler as outras Dicas para blogueiros de culinária publicadas

9 comentários:

  1. Adorei esta postagem.Bastante clara e objetiva. Além de útil, é claro! Sempre procurei diversificar mas sempre bate a dúvida se devo mesmo fazer isso ou ficar só nas receitas, que é a proposta principal do blog, no fim das contas. Me ajudou bastante. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Andréa,

    Esse livro da Dianne Jacob é excelente, tem dicas super úteis para os blogueiros.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. è mesmo dicas que valem a pena ver de novo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem, Andréa? Vi um comentário seu em um post do Panelaterapia (de Junho de 2010) sobre sal e vi que comentou do sal negro. Você sabe onde encontro pra comprar??!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Oi Helena,
    Aqui no Brasil nunca vi sal negro para vender, comprei o meu em uma viagem. Se por acaso souber de algum lugar que venda lhe falo.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Adorei este post, já na minha primeira visita ao seu blog, me encantei...
    Comecei a poucos meses o meu blog e este post resume tudo o que quero contar nele.
    Parabens!!!, tudo muito lindinho aqui...

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Michelle! Sucesso com seu blog!!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Muito boa as dicas, me deram milhões de ideias! Fiz o blog a pouco tempo, quando puder dá uma passadinha por lá. http://chocolatequente-sc.blogspot.com =D

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas para sempre ter assuntos relevantes no blog. Adorei!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em receber comentários!! Mas não publico aqueles escritos somente para divulgar seu blog, site ou produto. Antes de enviar sua dúvida por favor leia o FAQ do blog.
Caso sua dúvida não esteja relacionada com a postagem acima não seria melhor enviar um e-mail?