Outro dia me pediram para escrever um pouco sobre qual o caminho para ser um chefe de cozinha, o que fazer para chega lá?! Eu sou formada em Gastronomia mas não sou chef de cozinha, de qualquer forma escrevo abaixo algumas dicas para ajudar quem está começando ou pretende começar.
O primeiro passo para trabalhar em uma cozinha, ou para qualquer profissão, é o amor, a vocação, a vontade de trabalhar nessa área. Sem isso não vale a pena, como já foi dito aqui o trabalho de um cozinheiro e seu caminho para ser chef é árduo e só quem gosta da profissão e é persistente vai chegar lá.
O segundo passo é procurar uma formação. Pode ser uma faculdade, um curso técnico, vários cursos de curta duração, cursos gratuitos, o que a sua cidade oferecer e você tiver condições de fazer. O mercado está cada dia mais exigente e as aulas vão lhe dar mais técnica e consequentente mais condições de conseguir um emprego em um restaurante melhor ou em um cargo mais alto mais rapidamente.
Caso esteja fazendo uma faculdade ou curso técnico consiga um estágio para ontem. Trabalhe de graça se for necessário - e isso é normalmente o que acontece! O importante é a experiência e o aprendizado que você vai adquirir. Faça quantos estágios tiver a oportunidade de fazer, em estabelecimentos variados e que sirvam comidas diferentes. Assim você vai ter uma visão mais ampla do mercado e poderá escolher no futuro o que realmente gosta de fazer. Eu fiz somente dois estágios em restaurantes e me arrependo de não ter feito mais. Eu trabalhava e tinha pouco tempo, mas com um pouco mais de afinco eu teria encontrado tempo! Tudo é a força de vontade, concorda? Corra atrás de seu tempo ou ele passa e deixa você para trás.
Se não conseguir um estágio, ou não puder mesmo fazer um curso, arrume um emprego, nem que seja de lavador de pratos. Muitos chefs começaram assim. Não é vergonha nenhuma, o importante é saber se a empresa/restaurante vai lhe oferecer oportunidade de crescimento e aprendizado. Senão caia fora!
O trabalho ou estágio vai lhe dar prática, coisa que curso nenhum pode ensinar. Além de tudo vai lhe mostrar o ritmo da cozinha e só lá dentro você vai saber se leva ou não jeito para a coisa.
Não se acomode! Procure trabalhar em estabelecimentos diferentes, quando achar que já aprendeu de tudo em algum lugar mude! Dessa forma você vai acumlar mais bagagem para a sua profissão porque cada cozinha funciona de uma maneira diferente, preparando pratos diferentes com chefs e cozinheiros de formação variada.
Qualquer bom profissional estuda muito, rala muito, se dedica horrores! Com a Gastronomia é a mesam coisa. Estude, experimente, cozinhe muito em casa, teste receitas e ingredientes novos, converse com os profissionais, leia tudo o que lhe aparecer na frente! Seja curioso! Fique atento às novidades do mercado e coma fora de casa sempre que possível para perceber novos temperos, aromas e sabores. Tente desenvolver sua criatividade e mantenha-se atualizado.
Se tiver oportunidade faça um curso ou estágio no exterior ou em outras cidades brasileiras. Se por exemplo, você tiver interesse em trabalhar com cozinha italiana, um curso na Itália vai valorizar muito seu currículo. Se você é do interior um estágio em um bom restaurante de São Paulo ou do Rio de Janeiro vai acrescentar bastante na sua formação.
Em qualquer trabalho que esteja faça sempre seu melhor, seja prestativo, organizado, responsável e respeite os outros! Dessa forma você vai ser reconhecido por ser um profissional sério e dedicado. Assim fica mais fácil ser indicado para outras oportunidades quando essas surgirem.
Nunca se esqueça de que antes de ser um chef de cozinha você precisa ser um excelente cozinheiro! E além disso deve conhecer como funciona todo o restaurante, entender de gestão, custos, compras, saber lidar com as pessoas, saber liderar e muito mais. Para adquirir essa capacidade estude ainda mais, pratique muito e observe o trabalho de seus colegas e chefes e aprenda com eles.
Para ser um chef de cozinha não é necessário fazer faculdade, mas essa vai lhe ajudar a crecer mais rápido na profissão, vai cortar caminho. Chef de cozinha é um cargo de chefia, por isso é conquistado com o tempo de trabalho. Ninguém sai de uma faculdade formado em chef, o que forma um chef é o trabalho, a experiência. Com muito empenho você vai chegar lá!
Andrea, adorei seu texto. Eu tenho muita vontade de fazer uma faculdade de gastronomia, pena que, por enquanto, os preços são proibitivos para mim!
ResponderExcluirEnquanto isso vou fazendo cursinhos pequenos para aprender coisas novas. :)
Você fez sua faculdade onde?
Beijos!
amei o texto..muito bem explicado para quem quer seguir a profissão!parabens..bjus
ResponderExcluirQue bom gostaram meninas!
ResponderExcluirVivan - eu fiz Estácio. Me pediram e vou fazer um texto contando como foi um dia desses.
bjs
Muito legal o texto, é isso mesmo. Parabéns. Eu trabalho na área de TI, mas adoro gastronomia, ano que vem vou fazer uma faculdade , tenho um blog, www.eucheff.blogspot.com
ResponderExcluirOi, Andrea!
ResponderExcluirParabêns, pelo texto! Muito bom.
Eu fiz o curso de cozinheiro, no SENAC BA, mas sempre quis fazer a faculdade em gastronomia, e hoje estou fazeno...estou gostando, apesar se achar que deixa muito a desejar.
Abraços,
Cibelle
Obrigada meninas pela visita!
ResponderExcluirCibelle, também achei que o curso que fiz poderia ter sido melhor! Mas mesmo assim me acrescentou muito.
bjs
Me deu mais vontade de fazer. Estou decidida a pendurar na estante dois diplomas. Um já tenho e o outro - gastronomia - estou doida para conseguir. Só preciso de grana. Os cursos são caros. Preciso fazer muita matéria para pagar mensalidades e chegar ao patamar de chef. Valeu pelas dicas e parabéns pelo blog.
ResponderExcluirHola! te escribo desde España. Muy interesante tu blog, sobre todo este post en particular. Estoy totalmente de acuerdo contigo en que lo primero y fundamental es el deseo, la vocación de ser chef. Ese es el motor indispensable que guiará a cada uno en el camino. Lo demás está al alcance de todos.
ResponderExcluirSaludos!
http://www.accademiadelgusto.es/
Hola! Gracias por su visita!
ResponderExcluirMuito bom o post!
ResponderExcluirProcuro na internet por receita de petiscos e
ultimamente procuro uma boa receita de natal, para receber a minha família..
Lendo este post, da até vontade de ser um chef de cozinha e procurar cursos na área..
Parabéns!
ola, boa noite !
ResponderExcluirnossa hoje fiz minha Matrícula na faculdade de gastronomia amo cozinhar, mas estou com uma enorme ansiedade, esperei muito por esta oportunidade sou formado em administração, mas gastronomia era meu sonho, seu blog me ajudou bastante em vários assuntos espero em breve fazer novos contados para pedir uma ajudinha...
Desde já agradeço.
Tem um Mini Chef em casa que adora cozinhar?
ResponderExcluirO Chef Online quer descobrir os mini Chefs lá de casa.
Partilhe as receitas que se diverte a fazer com os mais pequenos e venha cozinha connosco.
Saiba mais em: https://apps.facebook.com/minichefs/
Lê este post e entrei em choque! Realmente bem feito, explicado, sabe oque diz. Me encorajo pra seguir em frente. Parabéns.
ResponderExcluirQue bom Fabio. Sucesso em sua jornada!
Excluirabçs
Que bom Fabio. Sucesso em seu caminho!
Excluirabçs
Eu estou na metade de um curso de gestão e pretendo, ao me formar, já entrar em um curso de gastronomia.
ResponderExcluirEu amo a área da Pâtisserie e pretendo me especializar nessa área... Enquanto isso vou fazendo mini-cursos de técnicas de confeitaria...
Obrigado!
De nada Dudu!! Boa sorte em seu caminho!
Excluirabçs
Excelente informação, gostei bastante muito obrigado.
ResponderExcluirby. João
Boa tarde eu, adorei o seu texto e adorava que me desse a sua opinião. eu quero muito ser cozinheira mas, mas queria saber o que aconselha : curso profissional ou curso ciências-humanísticas?
ResponderExcluirTudo depende do seu objetivo! Se quer ser cozinheiro, ser chef, um curso profissonal é mais rápido e lhe coloca logo no mercado de trabalho. Mas se quiser trabalhar com Gastronomia de forma mais abrangente(dando aulas, consutoria, etc.) aconselho uma faculdade.
Excluirabçs e sucesso!
De nada adianta faculdade se vc n tem interesse e amor pelo que faz ,e infelizmente no pais que moramos a nossa profissão ñ é valorizada uma pena sou cozinheiro em Itu interior de sp e aqui pelo menos ñ temos valor como deveriamos , mais a vida é assim temos que batalhar e estudar mto para nos tornarmos cada vez melhores
ResponderExcluireu vou começar meu curso de cozinha agora e de 1 ano e meio sou brasileira e moro em portugal a 6 anos e vou fazer este curso corri muito atras para conseguir sem pagar nada eles e que nos pagam pra fazer . bom ne eu amo cozinhar acho uma profissao linda
ResponderExcluirEstou bem no comecinho, estou fazendo um curso que até agora me mostrou que tenho muita coisa à aprender... Suas dicas eram o que precisava para ver o que será ao long do meu trajeto para uma grande Chefe de Cozinha...
ResponderExcluirSeu blog é sensacional. Sou apaixonada por cozinha desde muito cedo. Comecei a cozinhar com 9 anos e não parei mais. Assim como você resolvi me aprofundar cada vez mais e estou fazendo o curso de Chef Executivo pelo Senac Rio. Ainda estou fazendo o curso, porém pintou uma oportunidade para dar aulas de culinária em uma igreja perto de casa. Gostaria muito de aceitar e sei que serei uma boa instrutora, pois tenho muito conteúdo e experiência. Porém estou com receios por ainda não ter terminado o curso. Será que você pode me dar seu parecer? Sei que é experiente e gostaria muito da sua opinião. Muito obrigada!!
ResponderExcluirMechelle, vai fundo!! Se você tem experiência e se sente capaz não precisa terminar o curso para dar aulas! Não perca as oportunidades, seja confiante. E dar aulas é muito prazeroso, você vai aprender muito com os alunos também.
ResponderExcluirSucesso!
bjs
obrigado vai ajudar-me
ResponderExcluirOlá boa tarde, estou em dúvida se faço um curso aqui no Brasil (Rio de Janeiro) ou nos EUA (Texas) ? agrega a formação e experiência no exterior ou isso é lenda?
ResponderExcluirOi Gabriel,
ExcluirApesar dos cursos no Brasil estarem muito bons, me parece que experiência no exterior ainda agrega muito... Uma faculdade no Brasil e depois um estágio/trabalho ou curso de aperfeiçoamento fora também é uma opção boa. Mas o que importa mesmo é a dedicação! Vai fundo e boa sorte!