segunda-feira

Entrevista em Destaque - Carla Maicá do Cucina Artusiana

O blogueiro em destaque entrevistado de hoje é a Carla Maicá do blog Cucina Artusiana. A primeira vez que bati meu olho no blog percebi que era feito por uma pessoa super competente e cuidadosa, o que fica ainda mais evidente com respostas que ela nos deu. Vamos conhecê-la?



1. Conte-nos um pouquinho como foi o início do Cucina Artusiana, quando você iniciou, porque e qual foi sua motivação para começar.

O blog faz 1 ano este mês [outubro] e começou a ser escrito em função da minha “descoberta” que foi Pellegrino Artusi (autor romanholo que escreveu o primeiro livro de gastronomia em italiano pós unificação da Itália - foto acima). Queria executar as receitas que lia no A ciência na cozinha e a Arte de comer bem e mostrar para “todo mundo” esse autor que é pouco conhecido no Brasil, associando gastronomia e linguística, que é a minha área de pesquisa.

2. Quando surgiu seu interesse pelas panelas e como aprendeu a cozinhar?

Minha mãe é cozinheira e sempre trabalhou no ramo. Então, certamente tem uma influência familiar nisso tudo. Porém, me assumir “cozinheira oficial da turma” veio muito mais tarde, quando fui morar sozinha e percebi que chamar as pessoas para comer é uma maneira de nunca estar sozinha. Cada ano que passava ficava mais clara essa minha “função” no meu círculo de amigos e quando percebi estava imersa no mundo da gastronomia.

3. Qual sua profissão/formação profissional? De alguma maneira essa profissão/formação influencia no blog?

Sou tradutora de italiano, fiz bacharelado em língua italiana na UFRGS. Desde que comecei a traduzir, principalmente na faculdade, opto por textos sobre gastronomia. Meus estágios de conclusão de curso foram textos sobre o tema: um ensaio sobre Artusi e um guia gastronômico italiano. No meu caso a formação acadêmica / profissional influencia muito o blog, pois ele é o esboço da minha pesquisa e do meu interesse sobre gastronomia italiana. Quando comecei a traduzir gastronomia percebi que precisava saber mais sobre o que estava traduzindo: léxico, técnicas, nomenclaturas, variações etc. Fui buscar um curso de gastronomia que pudesse me auxiliar na parte técnica desse conhecimento. Resumindo: agora faço um curso de gastronomia com duração de 2 ano e percebo que meu lado cozinheira fala muito mais alto que o meu lado tradutora.

4. Quais as dificuldades com o blog que você teve ao começar e quais ainda têm?

A primeira dificuldade que tive de superar foi o de me expor. Eu morria de medo de escrever besteira e caírem de pau em mim! Eu era, e ainda sou, leitora de blogs muito bacanas e ficava achando que nunca chegaria aos pés deles. Fiquei refletindo sobre escrever ou não um blog por uns 6 meses. Amadurecendo a ideia. Quando comecei a estudar Pellegrino Artusi vi que era a hora, pois tinha em mãos um bom pretexto para começar. Depois veio a questão das imagens do blog, não queria em hipótese algumas fotografias feias demais, pois acho que a gente primeiramente “come com os olhos”. Então era fundamental para mim ter uma boa máquina e entender o mínimo sobre o assunto. Ganhei uma máquina boa, fiz um curso rápido de fotografia e comecei a fotografar, comecei a praticar o meu olhar sobre aquilo que cozinho.

5. Seu blog é um passatempo ou você pretende ganhar dinheiro com ele ou através dele?

O Cucina Artusiana primeiramente seria um “diário” de pesquisa (projeto de mestrado), onde colocaria coisas que estivesse descobrindo sobre ele, mas me dei conta de duas coisas: 1) não poderia fazer isso porque é um trabalho acadêmico, logo, contém considerações importantes que não posso expor sem antes oficializá-las e 2) seria muito chato! Leitor de blog quer leveza, receitas bacanas, não um relato sociolinguístico sobre o brodo. Então, decidi que o blog é a parte boa de tudo isso. Não penso em faturar com ele, sinceramente. Talvez aceite alguma parceria aqui outra ali, mas fazer dele um negócio, hoje, não me apetece.

6. Quanto tempo por dia ou por semana você se dedica ao blog?

Nem sei, mas são muitas. Gosto de ficar atenta às estatísticas e ler os comentários. Fora a divulgação em redes sociais. Quanto a receitas, procuro postar 3 vezes por semana, mas não faço disso uma regra.

7. Conte-nos um pouquinho de como é sua relação com os leitores de seu blog e com outros blogueiros. Você responde aos comentários, visita blogs amigos? Na sua opinião qual a importância desse relacionamento para um blog de culinária?

Como o Cucina é novinho, não tenho tantos leitores assim. Todo dia ganho novos deles, mas nada que exija muito. A minha relação com os outros blogueiros confesso que me surpreende: 98% são super acessíveis. Me dou muito bem e me sinto super respeitada, mesmo sendo nova na “turma”. Acesso vários blogs e comento quando o post me motiva ou quando o Blogger deixa (!), além de seguir no Twitter e no Facebook. Nestes dois espaços a interação acontece efetivamente e o diálogo e a troca são muito legais. Para mim esse clima é muito importante. Não suportaria um ambiente, mesmo que virtual, hostil.

8. Onde você busca inspiração para escrever suas receitas e matérias?

A inspiração vem do dia, do momento. Praticamente todas as receitas postadas foram feitas naquela hora. Enquanto algo está assando, estou escrevendo o post. Fica pronto, eu fotografo e já posto, literalmente saindo do forno! Não consigo programar postagem e, muitas vezes, deixo de publicar algo porque deixei para outro dia e o “calor da emoção” passou e já não faz mais sentido. Mania minha.

9. O blog alterou de alguma forma sua maneira de lidar com a comida?

Sim! Além do peso adquirido (!), tem o olhar sobre a comida: a busca dos ingredientes diferenciados, de receitas diferenciadas. A autenticidade daquilo que faço. Sou uma curiosa, pesquiso, estudo, tento fazer da melhor maneira possível e isso se reflete sim, na minha maneira de lidar com a comida, tanto para o que vai para o blog, quanto para o que coloco na mesa e não aparece nele.


Obrigada Carla pela entrevista ao Blogs de Culinária e muito sucesso para você e seu blog!

11 comentários:

  1. Muito 10! Eu conheci a Carla ontem, e ela é o que é: querida, amiga, sincera e "boa" de braço!!! Seu blog é um dos melhores que eu conheço...vale a pena conferir!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista com a Carla! Justamente o que me chamou atenção no Cucina Artusiana foi esse mote dos livros, da pesquisa que está por trás da comida. Acho muito legal as (re)leituras que ela faz das receitas. Beijos!
    Adri - Casa, Coisas e Sabores

    ResponderExcluir
  3. Que delicia esta entrevista!! Muito bom saber mais sobre a Carla ! Sempre acompanho as receitas delas e acho bem legal esse mix da culinária italiana, explicações e receitas! Parabéns a vc Carla e a vc Déa pela entrevista!! Beijão! Tê

    ResponderExcluir
  4. A Carla é gente Phina (fina) e eu adoro o blog dela. A entrevista está muito legal e me deixou muito contente em saber mais coisas dela :)
    Parabéns!
    Um abraço, Queila

    ResponderExcluir
  5. Ola, sou estudante de gastronomia e gostaria de divulgar meu novo canal no youtube.
    Postarei videos relacionados a área gastronomica com críticas e experiências.
    O link do meu último video é esse: http://www.youtube.com/watch?v=fcbcHCVuIrY
    O Assunto em questão é Atendimento.
    Espero que você goste.
    Obrigada,

    petit Gastrô

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Andréa! Excelente escolha, a entrevista com a Carla só nos enriquece.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  7. Andréa, parabéns pela entrevista. Muito bem elaborada.

    Carlinha, adorei te conhecer mais um pouco. Quando lemos o blog, claro que conhecemos um pouco da pessoa, mas nada como as palavras dela pra nos fazer entender o quanto são humanas. :o)

    Sucesso plus size sempre às duas!!!!

    Túlio

    ResponderExcluir
  8. parabens as duas, sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  9. Achei muito boa a entrevista, gostei das respostas da Carla, sempre bem completas e interessantes.
    Fiquei com bastante vontade de conhecer o blog dela depois da entrevista, certamente visitarei mais vezes!

    ResponderExcluir
  10. Passei aqui para ver o banner que achei que ficou ótimo e adorei a entrevista. Beeeeeeeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  11. Obrigada a todos pela visita e comentários!! A Carla é mesmo ótima!!
    bjs

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em receber comentários!! Mas não publico aqueles escritos somente para divulgar seu blog, site ou produto. Antes de enviar sua dúvida por favor leia o FAQ do blog.
Caso sua dúvida não esteja relacionada com a postagem acima não seria melhor enviar um e-mail?