terça-feira

Ética nos blogs de Gastronomia


Esse é um assunto muito difícil e tem gerado muitas discussões, raiva e desentendimentos no mundo dos blogues. Afinal de contas o que é ética? Para mim ética é simplesmente respeitar os outros. No caso desse texto aqui estou falando de respeitar o blog dos outros e seu conteúdo.

É muito fácil começar um blog! O difícil é mantê-lo e produzir conteúdo quase que diariamente, escolher a receita com cuidado e carinho, cozinhar, tirar fotos, editá-las, editar o texto, corrigir, postar e ainda trabalhar porque a maioria de nós não sobreviveria do blog.

Então gente, copiar uma receita com control C/control V e postar em seu blog sem nem ao menos citar a fonte é falta de respeito total! Pior ainda quando a receita é copiada com foto e tudo. Já vi blogs que copiam a foto de um local e a receita de outro. Não adianta, está enganado quem?

E mesmo citando a fonte tem blogueiros que não gostam da prática, afinal de contas custa pedir autorização na hora de copiar algo que não foi escrito/produzido por você??

Para ser mais clara: produzir receitas com imagens e textos bem escritos demandam dedicação e tempo e tempo é dinheiro! Se você copia dos outros está roubando, entendeu? A internet parece terra de ninguém porque é muito fácil copiar, mas nós blogueiros conscientes estamos de olho! Plágio é um crime no Brasil e mesmo os autores "virtuais" estão cobertos pela lei.

Tenho recebido alguns pedidos de inclusão no Blogs de Culinária de "blogs" de recortes, ou seja daqueles blogueiros que não produzem conteúdo e somente copiam e colam as receitas de outras pessoas. Desculpem-me, mas isso não é um blog, é um caderno de colagem virtual! Nada contra caso você seja ético: tenha autorização do autor, cite as fontes e textos, receitas e fotos e coloque links para a postagem original. Mas de qualquer forma esse tipo de blog não é listado aqui porque eu procuro conteúdo inédito e interessante para meus leitores com receitas testadas pelo próprio autor.

Se você está pensando em iniciar um blog de Culinária por favor pense no que eu falei aqui.

Fica a dica: respeite o outro para ser respeitado, somente dessa forma seu blog irá crescer e fazer sucesso!

6 comentários:

  1. Muito bom Andrea!
    Espero que esse texto ajude a conscientizar os blogueiros!
    Bjs
    Lívia

    ResponderExcluir
  2. Andrea, muito bem colocada a sua posição, ou melhor, a nossa, nós os blogueiros que produzimos conteúdo original nos nossos blogs.
    Os blogueiros piratas têm usado de vários argumentos em suas "defesas", às vezes é uma certa inocência ou um desconhecimento que o material não podia ser usado indiscriminadamente, ora alegando que essa "colagem" está ajudando a "divulgar" nossos blogs, mas a minha posição é que mesmo com os devidos créditos, o autor de um texto ou foto tem que ser consultado e concordar com essa reprodução. Caso contrário, como você bem colocou, é plágio.
    Caderno de receitas virtual é válido quando se faz usando um recurso como o Google Docs e compartilhado de modo fechado, entre amigos e conhecidos. Se quiser ter um blog de Culinária aberto ao público, começe pelo começo, intere-se do assunto, compartilhe suas aventuras e desventuras na cozinha. Quem sabe até com um texto bem escrito e com originalidade e carisma o blog venha a ser um sucesso. Mas o que todos os que copiam tem que ter em mente é que JAMAIS um blog sem conteúdo original tem vida longa e que seu público notará a diferença comparado com os autênticos. Fica a dica!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ola!!!!

    Em tempo de sejo Feliz 2012.

    Tem receita nova no blog.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Faço quórum da sua opinião, Andréa. Fico impressionada pois a minha motivação para escrever vem de compartilhar as minhas idéias e experiências que acho que outros possam aproveitar. Na minha opinião, blog serve para isso: dividir o seu toque pessoal, e não roubar o dos outros.
    Bjos,

    ResponderExcluir
  5. adoreiiiii é bem isso mesmo, eu criei um blog que está novinho novinho, mais como trabalho muito durante a semana só tenho tempo de fazer minhas receitas nos fins de semana ou seja!!!
    o blog não é atualizado todos os dias, mais nem por isso
    eu saiu por ai "roubando" posts dos outros
    sem contar que o blog não fica sua cara, fica uma coisa artifiçial
    mais olha está de parabens adoro as coisas que vc escreve
    bom se tiver um tempinho e puder dar uma passadinha lá no meu blog vou adorar, mais não repara acabei de fazer ainda está sem muito conteudo
    um grande beijo até mais
    http://pitadadesaborr.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em receber comentários!! Mas não publico aqueles escritos somente para divulgar seu blog, site ou produto. Antes de enviar sua dúvida por favor leia o FAQ do blog.
Caso sua dúvida não esteja relacionada com a postagem acima não seria melhor enviar um e-mail?