quarta-feira

Um dia na vida de um blogueiro de culinária

Pessoal, eu e alguns entrevistados já falamos aqui algumas vezes sobre o quanto um blog dá trabalho para manter, não foi? Por isso resolvi listar abaixo, com humor, os afazeres quase que diários de um blogueiro de culinária que leva seu blog a sério e tenta melhorar sempre.


Quer passar um dia comigo?




1. A primeira coisa que faço é pensar, pesquisar, estudar. Para saber o que vou postar, qual tipo de receita ou sobre qual assunto escrever. O estudo nunca acaba porque com cinco postagens semanais tenho de pesquisar muito para ter novidades para contar aos leitores. Assino revistas, compro livros, leio outros blogs e sites bacanas. Pesquiso mais ainda para escrever sobre ingredientes e especiarias ou postagens especiais.

2. Escolhida a receita, vou fazer as compras. Ingredientes diferentes muitas vezes pedem idas a mercados ou lojas específicas. Enfrento fila e não encontro o que preciso.

3. Ainda tenho que conciliar a receita com a fome, comida não se desperdiça então tenho que me organizar para fazer e alguém comer. Ninguém chegou e comi sozinha!

4.E tenho de correr porque depois das 15:00 as fotos não ficam boas. Esse hamburguer no café da manhã vai descer quadrado.

5. Já pra cozinha! Essa para mim é a parte divertida. Mas na maioria das vezes ainda tenho de lavar a louça. Aí ninguém merece.

6. Vou arrumar a comida para a foto, escolher a louça, uma toalha, talvez alguns itens decorativos. Acho que preciso comprar um prato novo. Mas onde vou guardar?

7. Comer agora não dá! Ainda tenho que tirar as fotos analisando o melhor ângulo, a luz... Nessa hora o almoço esfria, a fome aumenta e eu me irrito.

8.As fotos não estão ficando boas! Socorro. Baixo para o PC e vejo que UMA que está boa. Ufa!

9. Agora sim, com a barriga cheia e feliz vou editar as fotos. Escolher a melhor, diminuir, cortar, modificar um pouco as cores ou o que for necessário. Incluir o selo do blog.

10. Não acho a foto que acabei de editar?! Começo a editar de novo. Mas a foto aparece e enfim posto.

11.Começo a escrever uma introdução, os ingredientes, o modo de preparo, as dicas. Postagem pronta. Ou quase! Lembro de uma historinha que tenho de contar.

12. O telefone toca e me atrapalha. Volto para o texto.

13. Procuro o livro ou link de onde veio a receita. Como assim perdi??

14. Quero um texto perfeito, que não deve ter erros, por isso leio várias vezes e vou corrijindo. Mas acho erros em textos antigos. Quem foi que escreveu isso?

15. Hora da decisão. Posto agora ou deixo essa receita para outro dia? Tenho algum compromisso que me obrigue a agendar a postagem? E amanhã, publico o quê??

16. POSTEI!! Que legal, ficou linda! Mas o trabalho continua.

17. Vou postar no facebook e no twitter para ajudar a divulgar. Posto no meu perfil e em grupos dos quais participo. Vejo coisas legais e vou curtindo. Vejo muita inutilidade e penso: o que estou fazendo aqui?

18. Vou divulgar também nos agregadores de links. Que droga, ainda tenho de redimensionar a foto para dois tamanhos diferentes.

19. Recebi comentários muito bacanas. Tenho que responder e retribuir as visitinhas dos amigos blogueiros quando possível. Mas hoje não vai dar...

20. Tenho que atualizar o índice do blog que é feito manualmente. Um saco. Encontro receitas que não estão lá. Como isso aconteceu?!

21. Preciso também de novos selos para novas colunas que tenho de organizar melhor. Cobro do marido que continua esquecendo.

22.Verifico aqui e ali o que posso fazer para melhorar a navegação do blog e deixá-lo menos entulhado. Retiro uma coisa, acrescento outra e me enrolo toda!

23. Acesso o google analytics para ver como estão as visitas. Não aumentaram como eu gostaria! Trabalhei tanto. Tento não me abalar e pesquiso ainda mais e faço o que posso fazer para arrecadar mais leitores. Cadê vocês??

24. Comentaram no facebook e no twitter, fizeram perguntas. Tenho de responder mas minha coluna dói.

25. Estou na rua mas escapo para o celular. Modero comentários e vejo e-mails. Tô de olho no facebook.

26. Voltei! Tenho mais comentário para moderar e e-mails para responder. Um comentário ridículo! Publico ou excluo?

27.É dia de sorteio. Verifico os participantes, faço o sorteio, copio a imagem do random.org, corto e preparo a postagem. Aviso o ganhador por e-mail. Publico. Divulgo nas redes sociais. Ainda tenho de enviar o prêmio pelo correio. Quem será que inventou isso?!

28. Ainda não postei as fotos no pinspire e no pinterest. Falando nisso meu flicker está abandonado. Tenho que arrumar tempo!

29. Agora é o punho que dói e a cabeça está ensaiando seu pedido de clemência. Sinto muito corpo, mas quem manda sou eu! Continuo.

30. Penso mais um pouco. Analiso parcerias, algumas propostas boas. E as indecentes, respondo ou finjo que não li?

31. Recebo um convite para um evento. Que delícia, parece que vai ser bom!! Mas descubro que é em São Paulo, sempre em São Paulo. Será que não percebem que eu moro no Rio de Janeiro?! Frustração total!

32. Me recupero mas lembro que é dia da newsletter quinzenal!! Corro e escolho o tema, as receitas. Redimenciono as fotos, escrevo o texto. Faço upload das imagens, linko tudo. Mas dá errado e tento descobrir onde está o erro. É pra amanhã Andréa!! Consegui.

33.Dou mais atenção ao Google Plus ou deixo para depois? Detono o orkut ou finjo que já detonei?

34. A coluna está quase travada, o punho grita e a cabeça lateja. As pernas dormem e eu não.

35. Recebi um e-mail pedindo o midia kit do Aromas e Sabores. Tenho de atualizar, incluir os dados do mês passado. Envio e fico na torcida por um novo anunciante.

36. Ele responde e quer me pagar com um produto barato, proposta mais que indecente. Mas tudo bem, sigo em frente que amanhã tem mais!

Quer ser blogueiro?

28 comentários:

  1. Me vi na sua crônica, Andréa. Pensam que nosso trabalho é só glamour...Se não fosse o enorme amor que tenho pela culinária,não me meteria em uma dessas...Mas, a amizade que a gente vai fazendo com as blogueiras compensa tudo.
    Bj e parabéns pelo texto,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. hahahahh Muito bom Andrea, paraéns! Adorei, é isso mesmo!
    Beijão (mais um comentário para moderar kkkk)

    ResponderExcluir
  3. Super legal!
    Mas o bom é perceber que de alguma forma estamos sendo úteis.
    Tenho um blog de culinária tanbém, e vou te falar que as vezes penso em desistir, afinal isto cansa mais que um dia de trabalho em uma cozinha de restaurante.
    Mas derrepente alguém entra no teu site e te elogia...
    Poxa tudo de bom né?
    felicidades e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Pior que é assim mesmo, como disse a Patty, cadê o glamour??
    Mas nós gostamos, né?!!!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito de ler a sua crónica. É muito interessante saber que dedica tanto ao seu blog. Por isso a grande qualidade que ele tem.
    Não me é possivel dedicar tanto tempo aos meus cantinhos, mas gosto muito de partilhar as minhas receitas e os meus truques. Por vezes fico um pouco ausente e com o coração apertadinho, porque não consigo ter o tempo que gostaria para publicar receitinhas, ou fazer novas receitas, fotografar, editar, etc, etc ...
    Desejo que continue a fazer este trabalho tão dedicado e com tanto carinho.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Ufa...Como é cansativa essa jornada blogueira!
    Contratempos e mais contratempos. O meu é bem pequenino e nem de longe tem a qualidade do seu. Mas mesmo assim me vejo em muitos desses tópicos!
    Entretanto, esse trabalho se reverte em um Blog magnífico. Sua dedicação deixa seu blog impecável, Andréa!
    Um ótimo exemplo a ser seguido. Espero um dia aprender e chegar lá! RS
    Bjinhos e Ótima Páscoa pra Vc e Família. Re

    ResponderExcluir
  7. Oi Andrea! Adorei o seu post! Me sinto exatamente assim rs Isso porque ainda não faço nem metade do que você faz! Por isso te admiro e te dou os parabéns! E agradeço também pois estou sempre aprendendo aqui!
    Bjs e Boa Páscoa!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pessoal!! Fico feliz que vocês tenham se identificado com o texto, assim não me sinto tão doida! :)
    A ideia foi essa mesmo, mostrar que não há glamour em escrever um blog.
    bjs em todos e obrigada por passarem por aqui
    Vamos em frente!!

    ResponderExcluir
  9. Andréa, muito bem humorado e realista o seu texto! Parabéns pela ideia e pela execução! E eu estou aqui deixando um comentário porque, como blogueira, sei o quanto a opinião dos leitores nos anima seguir em frente neste trabalho árduo, delicioso e até engordativo!! rs

    ResponderExcluir
  10. :) e não é que comigo acontece o mesmo? O que mais irrita é comer tudo frio!!!
    Eu fico numa "pilha de nervos" na hora de fotografar que as vezes ficam todas tremidas ;)

    Beijinho e boa semana

    ResponderExcluir
  11. Engraçado... inauguramos dia 14/04/12, e já passamos por quase tudo isso que postou... inclusive a dor de coluna...rsrsr.. Espero ter um bom público para valer a pena... Parabéns pelo seu sucesso!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela visita e pelos comentários pessoal!

    Já Cláudio? heheh

    bjs em todos

    ResponderExcluir
  13. Puxa, por que eu não li isso antes?
    Rsrs, brincadeirinha. Estou só no começo, mas já estou gostando!
    Parabéns pelo sucesso. É uma delícia ler o seu blog.

    ResponderExcluir
  14. Oi andreia...pra te falar a verdade foi muito bom ter lido sua postagem...Gosto muito de culinaria e sempre entro em varios blogs e sites e faço coleçoes de livros, revistinhas, encartes...Enfim nao posso ver receita em lugar nenhum...Resolvi entao fazer um blog, bem pequenininho por sinal, mas gostaria de agradecer pelas dicas e dizer que gosto muito do seu blog e aprendo muiiito com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada!! Fico feliz que aproveite minhas dicas!
      bjs e sucesso

      Excluir
  15. Hahaha, muito bom o texto.. Me identifiquei bastante

    ResponderExcluir
  16. Muito legal a ideia desse blog! Adorei! Beijo!

    ResponderExcluir
  17. Maravilhosa essa postagem. Estou usando como críticas para o meu blog. Decidi que agora vou levar ele a sério. Retirar aquele ar de blog amador. Muito do que você colocou já estou usando como atitude. Exemplo, escolher a melhor foto (muitas vezes todas ficam ruim), pesquisar. Mais ainda falta amadurecer muito. Por isso vim aqui no seu canto. Mais ao contrário de você, sempre tenho cobáias. Aliás, moro com cinco pessoas e mais duas irmãs morando perto. rsrsrs. bjos

    ResponderExcluir
  18. Muito bacana. Realmente dá um trabalhão mesmo. Comecei a colocar vídeos no meu blog e o pessoal foi gostando. Mas meu deus, dá o dobro do trabalho...rs Mas vamos em frente e contente!! : )

    ResponderExcluir
  19. Olá,adorei seu blog,estarei sempre por aqui.
    até mais

    ResponderExcluir
  20. Por acaso estava passeando pela net e encontrei seu blog, Estou começando o que você já esta fazendo a muito tempo e seu post me inspirou e ao mesmo tempo me deixou muito louca, vi que realmente ser blogueiro não é somente digitar algo ou colocar qualquer tipo de foto como todos falam que é fácil.
    Sua postagem explica muito bem o que é ser um blogueiro e ter paixão pelo que faz. esta de Parabéns ganhou mais uma leitora ^.^ para o seu blog e eu vou seguindo seu caminha com o meu e espero saber fazer tão bem como você.
    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Obrigada pela visita pessoal! Fico contente em saber que gostam do meu texto. Desejo boa sorte a todos os novos blogueiros!
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Prezada Andréa, bom dia.

    Gostei muito do seu texto. Voce conseguiu passar, com muito humor, um dos seus dias.
    Realmente é isso aí. Eu não sou um profissional e nem penso nisso. Faço para me divertir e compartilhar.
    Tambem sempre quero caprichar, escolher o prato onde servir.... Erro muito tambem na decoração do prato pronto. Depois de postado é que vejo que exagerei. Tambem quantas comidas lindas e apetitosas que eu tive que comer fria ou requenta-la. Parabéns Andréa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alvaro! Se divertir e compartilhar é a melhor parte, aproveite!
      abçs

      Excluir
  23. É exatamente assim!!
    Parabéns pelo post, gostei muito. Muito bem escrito e bem humorado!!
    O pior realmente é a louça que temos que lavar
    E enquanto não se bate uma boa foto, não se come rsrs
    bjos

    ResponderExcluir
  24. Cansei só ler...

    "E enquanto não se bate uma boa foto, não se come ".

    Boa. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  25. Olá, Andréa! Acabei de encontrar o seu blog enquanto procurava meios de divulgar a versão do meu blog em português e estou adorando. Apesar de ter um blog em inglês com mais de um ano de vida e com uma audiência razoável, venho tendo dificuldades com o novo blog em português, pois não vejo aqui a cultura de link parties, que ajudam muito quem está iniciando. Outra coisa que eu adoraria ver por aqui (e talvez nisso você sendo do Rio tb talvez possa me ajudar) são os cake clubs, supper clubs e os encontros de blogueiros como vemos lá fora, abertos para todos que quiserem participar. Você tem alguma dica de como construir audiência? Bj

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em receber comentários!! Mas não publico aqueles escritos somente para divulgar seu blog, site ou produto. Antes de enviar sua dúvida por favor leia o FAQ do blog.
Caso sua dúvida não esteja relacionada com a postagem acima não seria melhor enviar um e-mail?