segunda-feira

Entrevista em Destaque com Alessandra do blog Pilotando um Fogão



A entrevista de hoje é com a Alessandra Passini Sander que tive o prazer de conhecer pessoalmente. Ela escreve o Pilotando o Fogão onde publica receitas do seu dia a dia.

Vamos conhecê-la?



  1. Conte-nos um pouquinho como foi o início do Pilotando um Fogão, quando você iniciou, porque e qual foi sua motivação para começar.
O Pilotando um Fogão nasceu em janeiro de 2010, quando resolvi organizar algumas receitas que eu guardava em gavetas na cozinha. Eram recortes de jornais, revistas e até embalagens de produtos, que de certa forma haviam despertado meu interesse, mas que nunca havia testado.
Foi então que tive a ideia de criar um blog e postar todas as receitas que eu testasse e que fossem aprovadas por nós. A intenção é de que todos os detalhes pertinentes à receita estivessem ali registrados, para que em qualquer tempo pudessem ser refeitas sem dúvidas. Isso porque entre as minhas receitas haviam muitas do tipo passadas de mãe para filha, ou entre amigas, quando os ingredientes ou modo de preparo são tão resumidos que muitas vezes fica impossível reproduzir. 

  1. Quando e como você começou a pilotar um fogão?
Ao contrário da grande maioria que mantém um blog de culinária ou gastronomia, eu não iniciei minhas aventuras culinárias na infância. Meus pais não deixavam chegar perto do fogão, e minha tarefa na cozinha era apenas a de secar a louça.
Durante a adolescência, inconformada ao ver que minhas amigas já faziam  bolos, doces e até almoços para a família, resolvi aproveitar uma saída da minha mãe e fiz um bolo. Mas é claro que não procurei receitas, (faço isso até hoje). Fiz o bolo com os ingredientes que eu imaginava que fossem necessários. E nem preciso dizer que o bolo não deu certo. Na primeira tentativa esqueci o fermento, e numa outra, da gordura. Como não tinha a menor paciência para seguir receitas ou ser assessorada pela minha mãe, acabei desistindo da cozinha.
Depois, com 19 anos, quando comecei a namorar meu marido, senti necessidade de aprender algumas coisas, pois ele cozinhava muito bem.
Mas posso dizer que foi mesmo depois de casada e principalmente com o início do Pilotando um Fogão que me apaixonei pela cozinha. Ela segue sendo minha terapia e fonte de inspiração diária.

  1. Qual sua profissão/formação profissional? De alguma maneira essa profissão/formação influencia no blog?
Eu sou formada em Arquitetura e Urbanismo e isso influencia e muito o Pilotando. Ela é bem marcante no logo, onde fiz questão de usar o traçado típico dos arquitetos ao desenhar um fogão, com traços feitos à mão livre e que se cruzam, ao invés de se encontrarem perfeitamente. Além disso, ela aparece também no layout do blog, na construção de um prato e sua decoração, na composição das fotos e até mesmo na descrição de cortes ou posicionamentos da comida.

  1. Quais as dificuldades com o blog que você teve ao começar e quais ainda têm?
No início o blog era apenas um registro particular de receitas, eu não tinha qualquer pretensão com ele.
Depois de seis meses, comecei a perceber que outras pessoas chegavam até o Pilotando, pois  começaram a surgir  comentários e também crescia o número de visitantes. Foi a partir daí que comecei a pensar em escrever não só para mim, mas para interessados em aprender junto comigo.
No final do ano passado com um crescimento considerável de leitores, investi no novo layout e também em domínio próprio, o que de certa forma aumentou os custos que antes eram somente com os ingredientes.
Hoje vejo que minha maior dificuldade é a de manter a qualidade do blog com receitas e informações atualizadas diariamente, sem ter renda significativa proveniente do próprio blog.

  1. Seu blog é um passatempo ou você pretende ganhar dinheiro com ele ou através dele?
Começou como um passatempo, mas hoje penso e me dedico muito para que se torne fonte de renda, principalmente através de anúncios.
Além disso, sonho com a possibilidade de publicar um livro. Quem sabe...

  1. Quanto tempo por dia ou por semana você se dedica ao blog?
O blog hoje é meu trabalho, mas não sei dizer ao certo quanto tempo de dedicação ele exige. Sei que são muitas horas, talvez até mais do que um trabalho convencional. O envolvimento começa com a pesquisa por ingredientes e receitas, a compra dos mesmos, a criação ou reprodução de uma receita, o registro fotográfico, a montagem do post, e horas e horas voltados à divulgação através das redes sociais. O trabalho não tem hora para começar, nem para terminar, além disso, nada de folga nos finais de semana.

  1. Conte-nos um pouquinho de como é sua relação com os leitores de seu blog. Eles têm alguma influência na sua maneira de blogar?
Através do blog fiz inúmeros amigos e alguns, já tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o que só me trouxe alegria.
No Pilotando sou muito transparente e tudo que escrevo reflete o meu modo de ser, de pensar e agir. É claro que meu desejo é o de agradar o maior número de leitores e fazer com que se tornem fiéis, mas isso acontece ou não de forma natural.
Já percebi certo preconceito pois publico receitas simples, para o dia a dia mesmo. Mas eu não ligo, como falei, sou “arquiteta de panelas”, e por isso, escrevo sobre minhas experiências na cozinha, que são simples e gostosas. O dia que me formar em Gastronomia quem sabe mudarei meu discurso.

  1. Tivemos um ótimo encontro de blogueiros em São Paulo. Você acha que o relacionamento entre blogueiros pode mudar após um encontro presencial? O que mudou para você depois do encontro?
O Encontro realmente foi maravilhoso. Tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente pessoas que fazem parte do nosso cotidiano virtual, que possuem interesses semelhantes e que admiramos por acompanhar mesmo que quietinhos o trabalho desenvolvido em seus blogues.
O que percebo é que ainda somos pouco unidos e espero que após esse Encontro, isso possa mudar.
 
  1. Onde você busca inspiração para escrever suas receitas e matérias?
Nas mais diversas fontes, livros, revistas, internet, e principalmente dos ingredientes que possuir no refrigerador e na despensa na hora em que for preparar algum prato. A maioria deles surge assim, sem receita, da mesma forma que fazia na minha adolescência ao tentar preparar meus bolos.

  1. O blog alterou de alguma forma sua maneira de lidar com a comida?
De certa forma sim, principalmente no que diz respeito ao reaproveitamento da comida. Antes muita coisa acabava indo para o lixo, mas hoje, com mais conhecimento e experiência na cozinha, tenho buscado alternativas para reaproveitar as sobras. Sempre que consigo bons resultados, eles acabam indo para o blog  a fim de incentivar que as pessoas façam o mesmo.

  1. Você participou do evento Google + Restaurant Week, como foram os preparativos e qual foi seu maior desafio ao gravar um vídeo de receitas ao vivo?
Esse evento foi muito enriquecedor. Meus leitores sempre pediam que fizesse vídeos das receitas, mas sempre fugia das câmeras inventando alguma desculpa. Quando o convite surgiu, fiquei com as pernas bambas, mas sabia que era importante para mim e principalmente para o Pilotando um Fogão. Precisava participar!
Durante os dias que antecederam, fiz alguns testes para que tudo ficasse perfeito. Tinha que testar a internet, a receita, o melhor ângulo para o posicionamento da webcam, e até mesmo o que iria falar. Cheguei ao ponto de fazer cartazes com ¨cola¨ caso não soubesse o que falar, mas nem cheguei a pendurá-los.
Talvez o medo de errar tenha sido meu maior desafio, mas poucos minutos antes da transmissão estava calma, segura e pronta para dar o melhor de mim. Não sei como isso aconteceu, talvez tenha sido fruto de toda a preocupação e  preparação que aconteceram antes da gravação. O que importa é que atingi meu objetivo e estou pronta para os próximos desafios.




Obrigada Alessandra pela entrevista e muito sucesso para você e para o Pilotando!


9 comentários:

  1. Sempre achei a Alessandra um doce de pessoa,educada, simples e gente finíssima! E no EG eu a conheci pessoalmente e minhas impressões sobre ela se confirmaram.
    Essa menina vale ouro!
    Muito sucesso para você Alessandra e que Deus te conserve sempre assim.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adoro o Pilotando e adoro essa menina linda, meiga, simpática e atenciosa que tive o prazer de conhecer.
    Saber um pouquinho mais dela, foi ótimo...agradeço à você Andrea por isso! Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  3. A Alê é um arraso! É uma pessoa doce e muito empenhada em fazer o melhor para os leitores do Pilotando! Nâo vejo a hora dele virar livro! ;)

    ResponderExcluir
  4. Pra mim foi uma honra participar desse cantinho tão especial da Andrea.
    Ler agora os comentários dessas amigas lindas e muito queridas só me deixam ainda mais feliz.
    Obrigada a todas pelo carinho de sempre, e a Andrea,pelo convite. Adorei te conhecer pessoalmente.
    Beijos
    Alessandra

    ResponderExcluir
  5. Da-lhe Ale!!!

    Ass: O estagiário não presencial do P1F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei, Valmir!

      Acho até que vou te promover...
      Beijos e muito obrigada pelo carinho. Bom demais!
      Alê

      Excluir
  6. Ale,
    Vim conferir um pouco mais da minha amiga não mais virtual...
    Foi um prazer estar ao seu lado nos workshops do EG, assim pudemos conversar um pouco mais.
    Parabéns pela iniciativa, Andréa.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Andréa, tudo bem? Estava dando uma pesquisada na Internet sobre receitas e assuntos relacionados e achei seu Blog. Olha, estou escrevendo só para parabenizar pelo conteúdo ok? Muita informação útil.
    Dei uma navegada pelos artigos da página inicial e só tenho que te dar os parabéns!

    Tenho um site (é tipo um guia) de empresas que trabalham com Delivery. Lancei faz só 1 semana rs. Mas estou cadastrando diversas empresas.

    A idéia é oferecer pro internauta um canal site que concentre APENAS empresas que atuem no ramo de Delivery. Faz uma visitinha depois: www.deliveryclick.com.br .

    Se julgar interessante e quiser colocar na sua lista de blogs/sites aí na lista do lado, seria uma grande honra!

    Olha, obrigado pela atenção e mais uma vez, parabéns pelo conteúdo ok?

    Abraçosssssss

    ResponderExcluir
  8. Oi Alê......outro dia vi sua reportagem num outro blog ou site não sei......li tudo e deixei para voltar agora e deixar um comentário ....mas não acho (snif) olha eu não poderia deixar de comentar sobre o seu início do qual acompanhei na medida do possível e digo que você sempre será a única e exclusiva a seu modo, faz muito bem em ser você mesma, a sua humildade, sinceridade faz com que esteja conseguindo trilhar o seu caminho virtual, gosto do seu jeito de ser, como faz com as receitas, sua dedicação , não é facil não.....te deixo um grande abraço e minha admiração sempre.......se quiser tente colocar lá nos comentários para registrar tá ou me passe o link que eu copio e colo.

    Novamente PARABÉNS ALE.

    um grande beijo e muito SUCESSO.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em receber comentários!! Mas não publico aqueles escritos somente para divulgar seu blog, site ou produto. Antes de enviar sua dúvida por favor leia o FAQ do blog.
Caso sua dúvida não esteja relacionada com a postagem acima não seria melhor enviar um e-mail?