segunda-feira

Minha experiência na faculdade de Gastronomia

Muita gente me pergunta como é uma faculdade de Gastronomia, como funcionam as aulas e como foi minha experiência durante o curso. Então vou contar para você um pouquinho de como foi meu dia-a-dia, mas atenção - o texto é pessoal e não quer dizer que as experiências de todos os alunos sejam iguais.

Eu fiz o curso de Gastronomia da Universidade Estácio de Sá antes do convênio com a escola do francês Allan Ducasse, me formei em 2007 e cheguei a assistir como monitora algumas das aulas do novo curso. As disciplinas mudaram bastante, algumas saíram e outras entraram.

Eu tinha somente duas matérias teóricas por dia ou uma matéria prática, de segunda à sexta na parte da tarde, turno que escolhi, que começava às 13:00 e ia até umas 17:00.

Entre matérias teóricas estudamos nutrição, história da Gastronomia, marketing, francês para Gastronomia, administração básica, segurança alimentar, português, etc. Algumas foram muito boas outras nem tanto, mas acho que as disciplinas teóricas são uma parte importante do curso.

A primeira disciplina prática foi bem básica e ensinou identificação de alimentos, cortes, caldos, molhos, etc.

As aulas de cozinha práticas tinham sempre um tempo antes de teoria. Por exemplo: quando era aula de cozinha brasileira antes de cozinhar aprendíamos como é a comida de cada região, quais ingredientes usados, pratos típicos e um pouco de história. Os professores aproveitavam também para explicar quais seriam os pratos a serem preparados na aula prática e dar as informações necessárias sobre as receitas e métodos de preparo. Tínhamos que fazer cópias das fichas técnicas das receitas do dia fornecidas pelo professor e levar para a aula para podermos acompanhar.

A aula prática era sempre a mais esperada do dia! Os alunos mais eufóricos só queriam saber de colocar a mão na massa sem se preocupar com as instruções. Acho que esses aproveitaram menos o curso... Cada disciplina prática tinha dois professores, normalmente enquanto um deles estava dando a aula teórica o outro estava preparando a prática.

Para cada disciplina a turma era dividida em bancadas, ou seja, grupos de 4 ou 5 alunos que iriam dividir o fogão, pia, etc. e preparar as receitas em conjunto. Chegávamos no laboratório/cozinha uniformizados para começar o mise-en-place (ou seja, o pré-preparo, que consiste em separar, pesar, cortar, lavar, etc. os insumos necessários para a aula), às vezes os ingredientes já estavam separados, o que era bom porque alguns alunos sem noção pegavam mais para si e não deixavam para os outros! Quando havia bebida alcoólica era um perigo...

O professor demonstrava em uma bancada maior como ele queria que os pratos fossem feitos e cada bancada fazia os seus, os professores supervisionavam e tiravam as dúvidas. Cada disciplina era de um jeito mas em média fazíamos 3 pratos diferentes por aula.

Ao final do preparo íamos todos para uma sala grande onde comíamos as preparações e os professores provavam (nem sempre, mas deveriam) de todo mundo dizendo se estavam corretos ou não. Tinha sempre muita comida, por isso cuidado para não engordar nessa hora!

As provas também eram teóricas e práticas. As teóricas são provas normais e dependendo do professor eram de múltipla escolha, dissertativas ou ainda com consulta. Algumas provas foram trabalhos em grupo.

As provas práticas eram sempre em grupos respeitando as bancadas que eram formadas para as aulas. Tínhamos de preparar um (ou mais de um) dos pratos ensinados em aula e mostrar ao professor para que ele avaliasse a apresentação, o sabor e se estava de acordo com o que ele havia ensinado. É claro que a maioria dos alunos não ficava satisfeita com as notas nem com as observações, mas isso fazia parte!

Uma das aulas práticas de que mais gostei foi a aula de criação, onde a cada dia inventávamos receitas com os insumos designados pelo professor. Veja aqui algumas fotos de pratos preparados pela minha bancada. Na prova dessa aula ninguém saía satisfeito, o professor era bom mas rigoroso!!

Também tivemos aula de cozinha diet/light, cozinha francesa, asiática com comida chinesa e japonesa, italiana, etc. E panificação e confeitaria onde engordei horrores!

Uma das coisas de que não gostei no curso foram os alunos, que apesar de serem muito gente boa (fiz bons amigos!), a maioria não tinha muito interesse em aprender. Entravam e saíam da aula a todo momento, falavam muito atrapalhando a explicação do professor e na hora da prova colavam à toda. Fiquei um pouco supresa de encontrar tanta bagunça em uma faculdade, achei que os alunos seriam mais sérios e focados. Parece que com a entrada do Allan Ducasse a disciplina é mais exigida, mas não sei...

Em relação ao curso em si acho que faltou um pouco de aulas básicas e de técnicas em nossa época. Hoje em dia o curso dá mais base de cozinha ao aluno, mas menos disciplinas variadas como diet/light e eventos. Nada é perfeito!

Os dois anos e meio de curso passaram muito rápido e quando acabou eu queria mais!! E não tinha! As pós graduações ainda são muito poucas no Rio de Janeiro e ainda não pude fazer nenhuma. Aconselho os alunos a aproveitar o máximo suas aulas e aprender tudo que puder porque o tempo passa rápido mesmo, principalmente quando você está gostando.

Quer saber algum detalhe que eu não contei? Pergunta aí abaixo que tentarei responder.

39 comentários:

  1. Muito legal a iniciativa em escrever um post sobre um curso de gastronomia... uns dias atrás estava pensando sobre o que as pessoas aprendem em um curso como este e você nos ajudou a ter uma visão. Vi as fotos indicadas e há várias coisas que não como, por questão de hábito alimentar e outras por razões de força maior. Gostaria de saber como fica um caso como este em um curso de gastronomia, por exemplo, uma pessoa que é vegetariana e ter que aprender a fazer pratos com carne/peixe? Tem que provar os próprios pratos? Grata pela atenção. Bia.

    ResponderExcluir
  2. Olá, primeiro parabéns pela formação.
    Emfim, faço um curso no senac. Técnicas para cozinheiro, no oficio é um ajudante de cozinheiro.
    Minhas aulas são parecidas com a que voce citou.
    Sendo que o meu é um curso básico.
    Não estou gostando muito porque, o curso é de iniciante, sendo que eu não trabalho na area, e a maioria que estão fazendo o curso ja trabalham e se destacam. O problema não é esse e sim esse, como disse as aulas praticas são em grupo de 4 ou 5, igual a minha aula, é aí que não prendo na pratica porque é muita gente pra uma pequena função;
    Poderia me dizer um curso onde só tem a professora e eu, pra assim eu realmente aprender a cozinhar, fazer molhos, lavar camarão e etc.
    E outra como disse nõ trabalho na area.
    Mas qual é melhor aprender em curso ou no papel ali num restaurante.
    Porque meu irmão hoje é chef e nunca fez curso nenhum de gstronomia.
    Obrigado. OBS. meu teclado está muito ruim, os errinhos são sem querer.

    ResponderExcluir
  3. Bia,
    Em um curso de Gastronomia há muito preconceito com quem não come de tudo, ou pelo menos não prova de tudo. E acho que tem uma razão de ser, para cozinhar bem quanto mais sabores você conhecer melhor porque nunca se sabe o que teremos que cozinhar no futuro dentro da profissão! Eu não gosto de frutos do mar mas fiz questão de provar de todos. Agora os miúdos não deu!! hihihi Também tenho problemas em comer algumas coisas e me sinto limitada por isso!
    Quanto aos vegetarianos que não lidam com carne de jeito nenhum eu sinceramente não aconselho a fazer uma faculdade porque a maioria dos pratos levam carne e a pessoa não poderá aproveitar bem o curso. Cursos específicos de comida vegetariana seriam mais adequados.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Pedro,

    Eu não conheço um curso onde cada aluno tem sua bancada!! E se houver deve ser muito caro!
    Quanto suas outras dúvida dá uma olhada nas dicas que escrevi que acho que você encontra algumas respostas.

    http://www.blogsdeculinaria.com/p/dicas.html

    abçs e sucesso!!

    ResponderExcluir
  5. Andrea, adorei seu post! E eu continuo com mais e mais vontade de fazer a faculdade de gastronomia.. estou contando o tempo para terminar meu MBA e poder me inscrever! Mas isso só em 2013 :(
    Beijos, Vivian

    ResponderExcluir
  6. Olá,adorei seu post deu pra ter uma noção do curso de gastronomia,pois estou querendo muito fazer no próximo ano.Já tive uma experiência meia parecido no curso de confeitaria que fiz no senai,trabalhar em grupo,pesar,limpar,organizar, é meio complicado lidar com pessoas,mas...e também é uma pena que hoje a maioria dos cursos nessa área são de curta duração,2 anos é pouco,mas mesmo assim vou fazer,bjs.

    ResponderExcluir
  7. Olá sou nova no blog.
    Achei interessante a abordagem que você faz, indo além dastípicas receitas. Aqui terão várias dicas úteis para meu blog
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Nossa mto esclarecedor o post. O problema é que normalente esses cursos são tão caros! Andréa, criei um blog recentemente sobre máquina de pão, o que quero dizer é que estou mergulhando nesse universo dos blogs culinários e é uma delícia! Se tiver algum dia alguma dica para postar no meu blog me diga, podemos trocar figurinhas. Se puder passar por lá depois: www.minhamaquinadepao.com.br
    E parabéns pelo site!
    Bjs
    Érica

    ResponderExcluir
  9. oi .boa noite!!!
    acabei de passar no vestibular pra gastronomia na estácio fib campus (gilberto gil -salvador).e gostei muito das suas informações...realmente o curso deve ter mudado desde quando vc se formou até hj..mas eu to com aquele friozinho na barriga pra começar logo rs...tô muito ansiosa ,e espero gostar tanto quanto vc...cheiiro e obrigado pelas informações ,muito legal vc passar essa experiencia ...principalmente mim q to começando agora...

    ResponderExcluir
  10. Gostei da sua experiência, muito bom passar essas informações pra quem está começando agora na gastronomia.

    http://www.gastronomiaguarulhos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Andréa, desejo a ti, teus familiares e todos os visitantes do teu blog um Feliz Natal. Aproveito para informar que dia 02 de janeiro estreia Urbanascidades 2012, igual mas...diferente.
    Paulo Bettanin.

    ResponderExcluir
  12. Oi Andréa! Muito legal seu blog! Que delícia!!! rsrs
    Parabéns!
    Criei um com dicas de beleza, tem pouca coisa, mas se vc puder dar uma passadinha por lá:

    http://belezaem1click.blogspot.com/

    Bjs, sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  13. Andréa, parabéns pelo seu blog. Adoro cozinhar e estou te seguindo para conferir suas dicas.

    Te convido, se for do seu interesse a conhecer meu espaço, se gostar me segue também.

    Beijos. Fica com Deus.

    www.novamodaemdestaque.com

    ResponderExcluir
  14. Nossa adorei o post,fiquei com mais vontade ainda de fazer a graduação em gastronomia,sempre gostei de cozinhar e agora estou montando um restaurante delivery,mas preciso ainda aprender muita coisa.Só não sei quando poderei fazer o curso,na minha cidade não tem a faculdade com o curso,moro no interior da Bahia e a faculdade fica na capital,são quase 600 km de distância...mas tenho fé em Deus que logo logo conseguirei...obrigada por esse post,foi excelente!!!

    ResponderExcluir
  15. Obrigada a todos pelos comentários!

    Dany - De nada!! Que bom gostou! Não desista que você consegue! Boa sorte com o restaurante.

    bjs em todos

    ResponderExcluir
  16. Oi Andréa, boa noite. Passeei por quase todo o seu maravilhoso blog. Peguei várias receitas, endereços de alguns restaurantes para quando eu for ao Rio encontrar com meu filho que estuda aí tentar dar uma esticadinha a um desses lugares.Apesar de já ter uma certa intimidade com cozinha há pelo menos uns 9 ou 10 anos iniciarei no dia 10/04 no curso de Cozinheiro Prático, pelo Senac. Daí meu interesse pelo seu blog. Parabéns pelas matérias e pelas receitas. De vez em quando darei uma passadinha por aqui. Tchau.
    MAZOLA ( Juiz de Fora , MG)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mazola,
      Fico feliz de ter gostado do blog!
      Desejo boa sorte com o curso de cozinheiro. Volte sempre.
      abçs

      Excluir
  17. Ai que invejinha. Tenho tanta vontade de fazer gastronomia. Mais para mim fica muito difícil. Porém abrirá um curso de técnico em agronegécio. Lá eles ensinam a trabalhar com vários produtos de "fazenda", tal como leite e derivados, carnes, licores, entre outros. Vou procurando cursos a distância. bjos

    ResponderExcluir
  18. Penso em fazer Bacharelado em Gastronomia na UFRJ... voce acha melhor fazer bacharelado, graduação ou tecnológico??? Conhece mais universidades que tenham bacharelado??? Bj, Rita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Rita, todas as faculdades que sei ter bacharelado estão marcadas na lista acima! A escolha de um curso depende de seus objetivos, para ser cozinheiro/chef um bom curso tecnonógico pode ser suficiente.
      Boa sorte!
      bjs

      Excluir
  19. Nossa porque não descobri antes esse blog? rsrs muito bom mesmo, ano que vem começo o meu curso, e vou estar acompanhando por aqui tbm! Sucesso.

    ResponderExcluir
  20. Ola Andrea,
    sou cozinheira e sinto muita falta de livros e artigos para estudar a gastronomia brasileira. Fiz o curso tecnico do Senac em Minas e não tivemos aulas teoricas, depois fui para fora do pais.
    Por acaso, na faculdade você teve apostila dessa disciplina, seja com teorias ou somente receitas? Me ajudaria muito!
    Parabens pelo blog, admiro muito essa disciplina de escrever constantemente. Feliz de você ter tempo para se dedicar ao blog.
    O meu ja tem mais de 3 anos e anda a passos de tartaruga!
    Beijo grande e boa continuação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Barbara!! É uma rotina bem louca essa de escrever blogs!!
      São poucos mesmo os livros de culinária Brasileira, tenho dois de que gosto muito: Sabor Do Brasil(resenha aqui: http://www.aromasesabores.com/2012/07/livro-sabor-do-brasil.html) e O Brasil bem temperado/nordeste que ganhei faz pouco tempo.
      Tenho algum material escrito da faculdade, mas infelizmente não posso lhe enviar.
      bjs e boa sorte em sua jornada

      Excluir
  21. Andréa e/ou Blogueiros,
    O Curso na Estácio de Sá é bem conhecido e comentado, entretanto estou precisando saber sobre o Curso de Gastronomia da UFRJ. Ouvi um breve comentário falando que era muito teórico, aproximando-se ao Curso de Nutricionista. Não creio nessa informação, acredito sim, que por ser um curso de mais tempo -4 ANOS- (da Estácio de Sá-2,5 anos), podem se aprofundar mais tanto na teoria quanto na prática.
    Teriam algum comentário sobre o assunto?
    Agradeço antecipadamente e, aproveitando o ensejo, FELIZ 2013 a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Cesar, eu também não conheço bem o curso da UFRJ, sugiro que você vá lá conhecer o campus e faça perguntas, compare o currículo das duas faculdades. Soube que a cozinha era pequena, mas que outra estaria em construção(não sei se é verdade) Como é um curso de bacharelado é normal que tenha bastante teoria...
      Boa sorte em sua escolha

      Excluir
    2. E um excelente 2013 para você também!

      Excluir
  22. to pensando em deixar meu curso pra fazer Gastronomia que foi o que sempre gostei, queria saber da estrutura que o curso na Estácio tem e do mercado de trabalho, existem estágios e se é fácil ter uma inserção no mercado de trabalho.

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapha,
      A Estácio tem um bom laboratório, passa lá para conhecer. Há estágios no Rio e em cidades grandes, mas não são remunerados. Trabalhar na área é bem fácil caso você esteja disposto a começar a trabalhar muito por um salário muito baixo... Você leu esse outro texto? http://www.blogsdeculinaria.com/2011/06/faculdade-de-gastronomia-duvidas-sobre.html Talvez te ajude.
      abçs e boa sorte!

      Excluir
  23. Parabéns!! Tirando todas as aulas praticas o teóticas, o curso de Gastronomia em si, é muito difícil?? Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem gosta de cozinhar e aprender sobre comida o curso é fácil! Não se preocupe com isso.
      bjs

      Excluir
  24. Quero fazer a faculdade, mas admito que ainda não sou expert no preparo de vários coisas, você acha que eu deveria primeiro aprender a cozinhar mais coisas para entrar na faculdade? pois eu já vi que muitos que começam já trabalharam em restaurantes e tem mais experiencia

    ResponderExcluir
  25. Olá! Tomei a decisão de fazer gastronomia na Estácio ontem. O que eu quero saber é o seguinte: se eu deixar de comer certos pratos eu perderei ponto? Porque eu não como alguns frutos do mar, digo, a maioria. E também não como carne de porco. Será que perderei ponto por causa disso? Um abraço e amei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thulio,
      Que bom que gostou do post!
      De modo geral não! Não vai precisar comer,mas deve provar. Como você vai apresentar a comida para os professores sem saber se o tempero está bom, o sal correto? Cozinheiro tem de provar o que faz...
      Boa sorte!
      abçs

      Excluir
  26. Olá, amei seu post! Tenho 17 anos, vou terminar a ensino médio este ano, e entrarei numa faculdade ano que vem, e penso em cursar gastronomia, o que você acha, devo começar a fazer um curso rápido agora, mais só encontro curso como Boas práticas para serviços de alimentação, bolos confeitados, chocolareiro, padeiro-confeteiro, será que devo fazer um desses cursos mesmo não abrangendo em um modo geral a gastronomia? Me ajudária se é isso que eu quero mesmo?

    ResponderExcluir
  27. Oi Andréa, boa tarde!
    Adorei seu esclarecimento, estou a procura de cursos de gastronomia, ou culinária, mas não encontrei nada que me interesse. Já até vi faculdades, como a Estácio, Ibmr.
    Você aconselha fazer um curso superior na área, ou acha que por cursos alcaçaria mais aperfeiçoamento ?

    Aguardo sua resposta.
    Rafaela Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaela, desculpe por não ter te respondido antes!!
      Tudo depende do seu objetivo, se quiser trabalhar com confeitaria, por exemplo aconselho fazer cursos e não a faculdade, mas se quiser dar aulas ou prestar consultorias uma faculdade pode ser o melhor caminho por que é mais abrangente e por aí vai. Mas independente do curso, o importante é se dedicar muito!
      bjs e boa sorte!

      Excluir
  28. gostei bastante, saber a experiência das pessoas é muito importante!

    ResponderExcluir
  29. Mon chery...Gostei muito do seu blog , tenho 22 sou cozinheiro chef ,e agora estou estudando gastronomia . Fui noneado chef ates de se quer começar a estudar . Gastronomia é um oceano de saber e sabor e eu vou mergulhar bastante nessas aguas. Merci beaucoup chef.

    ResponderExcluir
  30. Oiiii! Estou estudando gastronomia na Estácio rsrs, ganhei uma bolsa e estou me esforçando muito. Os alunos continuam barulhentos ( isso é triste que a maioria paga (os pais pagam), e não dão valor a esse curso tão maravilhoso...). As matérias são bem puxadas mesmo, mas, prestando atenção conseguimos passar. O tempo passa rápido, ainda mais com uma coisa tão gratificante como a gastronomia. Bjus

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em receber comentários!! Mas não publico aqueles escritos somente para divulgar seu blog, site ou produto. Antes de enviar sua dúvida por favor leia o FAQ do blog.
Caso sua dúvida não esteja relacionada com a postagem acima não seria melhor enviar um e-mail?